Londrina, Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019 -  Busca

18/09/2018

Cops divulga 100 vagas em concurso para escrivão da Polícia Civil

Estão abertas as inscrições para o concurso público que vai selecionar profissionais de nível superior para o cargo de Escrivão da Polícia Civil do Paraná. O concurso oferece 100 vagas para atuação em Curitiba e Região Metropolitana, além de cidades do interior do estado, com jornada de 40 horas semanais e remuneração inicial de R$ 5.752,41.

O concurso será realizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL. As inscrições foram abertas na última segunda-feira (17) e são recebidas somente pela internet no endereço COPS. O valor da inscrição é de R$ 120,00. O edital completo pode ser acessado na página da COPS. Somente no primeiro dia foram feitas seis mil pré-inscrições.

A seleção será feita por meio de provas objetiva e discursiva em 18 de novembro, nas cidades de Curitiba, Londrina e Cascavel. Os classificados nesta prova passarão para as etapas seguintes previstas de exame de saúde, aptidão física e análise de conduta, em datas a serem marcadas para o início de 2019.

O edital garante 10% das vagas para candidatos que se declararem afrodescendentes, conforme Lei Estadual nº 14.274, de 24 de dezembro de 2003. Outras 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, conforme previsto na Constituição Federal e Lei Estadual nº 18.419, de 7 de janeiro de 2015. Doadores de sangue, prestadores de serviço eleitoral e beneficiários do NIS/CadÚnico, do Governo Federal, podem entrar com pedido de Requerimento de Isenção até esta quarta-feira (19). Os requerimentos podem ser feitos também via Internet, no site da Cops.

Provas - A primeira prova é composta por 30 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e outras 30 de Conhecimentos Específicos e Redação. A prova de Conhecimentos Gerais abrange conteúdos de Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Noções da estrutura do aparelho administrativo do Poder Executivo do Estado do Paraná. Já a redação deverá ter no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, sobre tema da atualidade.

A prova de conhecimentos específicos pretende avaliar conteúdos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Especial e o Estatuto da Polícia Civil do Paraná. Segundo a professora Sandra Regina de Oliveira Garcia, diretora da COPS, os candidatos devem focar a primeira fase do concurso, prevista para o dia 18 de novembro. De acordo com as regras do edital, deverão ser classificados mil candidatos para as fases seguintes. Ela explica ainda que a expectativa é de um bom número de inscritos, considerando a oferta de poucos concursos este ano.

17h29 Reitoria divulga nova data de debate sobre Lei Geral das Universidades
  16h58 Estudantes participam de aula prática em canteiro de hortaliças
  16h00 Professora da UEL recebe prêmio nacional por pesquisa sobre jovens e o tráfico de drogas
  15h47 Pesquisas da UEL são selecionadas pelo Programa Sinapse da Inovação