Londrina, Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2019 -  Busca

17/09/2018

Museu Histórico completa 48 anos e abre 12ª Primavera dos Museus

O Museu Histórico Padre Carlos Weiss comemora 48 anos com atividades diversas e a abertura da Primavera dos Museus, cujo tema é Educação nos Museus. Além da programação artística e cultural, também serão realizadas contação de histórias, oficina de papel com artista de Rolândia e passeio interativo para valorizar o patrimônio histórico.

O setor completa 48 anos nesta terça-feira (18), com valorização das atividades iniciadas nos porões do Colégio Hugo Simas (Centro). Em 1974, o Museu Histórico passou a Órgão Suplementar da UEL e hoje é referência na conservação do patrimônio histórico artístico e cultural. Recebe mais de 50 mil visitantes por ano, inclusive instituições de ensino de Londrina e região.

A 12ª edição da Primavera dos Museus tem início nesta quarta-feira (19), a partir das 8h30, no próprio Museu, com contação de história, "Lendas da Lua Cheia com a Nega do Leite - histórias recolhidas por Câmara Cascudo". A coordenação é da contadora Edna Vieira. No mesmo dia, a partir das 14h30, tem início a oficina "São Francisco de Papel", com Edson Massuci. As atividades prosseguem até sexta-feira (21).

Ainda na quarta-feira, a partir das 9 horas, será realizada a Caminhada "Museus do Centro Histórico de Londrina", em que participantes visitarão os acervos do Museu de Arte de Londrina, Museu SESC Cadeião, Memorial Edson Henrique (LEC), Museu Histórico de Londrina.

Na quinta-feira (20), às 15 horas, a programação prevê contação de Histórias em Braile com Parque Escola Itinerante Bico Amarelo. Na sexta-feira (21), às 9 horas, haverá novamente a  Caminhada Museus do Centro Histórico de Londrina com roteiro diferente: Mãe de Deus (Capela e Salas Históricas), Museu de Arte de Londrina, Praça Rocha Pombo, Museu Histórico de Londrina.

Acervos - O Museu Histórico de Londrina funciona atualmente com os seguintes espaços: Exposição de Longa Duração - Exposição Histórica, Galeria de Mostra Temporária, Espaço de Reserva Técnica, Espaço de Biblioteca e Documentação, Espaço de Imagem e Som, Laboratório Fotográfico, Espaço de Divulgação, Secretaria e Diretoria.

Também são realizadas visitas diárias atendendo cerca de 50 mil visitantes/ano. Como Museu universitário desenvolve ações com a presença de estagiários da área de educação, bem como recebe profissionais da mídia, acadêmicos de Universidades, professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Serviço - O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 - Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641. O horário de funcionamento é de terça-feira a sexta-feira das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Sábados e domingos das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17horas.

16h12 Projeto retoma sessões de massoterapia no Campus e HU/UEL
  09h52 Abertas inscrições do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
  14h40 Simpósio internacional de patologia reúne pesquisadores brasileiros e internacionais
  14h39 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular