Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

14/08/2018

Mostra tecnológica traz soluções inovadoras para o campo

Agência UEL/AINTEC

A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) promove nesta quarta-feira (15), a partir das 14 horas, a 2ª Mostra Tecnológica da Vertical Agro. A Vertical é um grupo composto por sete empresas incubadas na Intuel que reúne diversas tecnologias que atendem o setor agrícola. São elas: AgroTÁTIL, Fitovision, Acqua Conte, Agribela, Agropixel, Allga e Rhizotech. A Mostra será na Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec), que fica no Campus Universitário.

O evento tem como objetivo apresentar essas tecnologias a produtores, empresários, cooperativas, estudantes, professores e demais interessados. "A tecnologia no campo está cada dia mais presente e essas empresas são uma prova disso", explica a gerente da Intuel, Bruna Ferrari. Assim, os visitantes da Mostra terão a oportunidade de conhecer o que é criado pelas empresas incubadas com mais profundidade, além de saber as aplicações de suas tecnologias no setor do agronegócio.

De acordo com Bruna, a ideia é que o evento possibilite o contato das empresas com agentes estratégicos, gerando um benefício mútuo. "Parceiros e investidores poderão se aproximar das startups e encontrar oportunidades promissoras de negócio", aponta a gerente. Vale lembrar que, apesar de ser focada em um nicho específico, a Mostra está aberta a qualquer pessoa que tenha interesse em tecnologia e inovação, ou que queira conhecer mais sobre a Intuel.

Novidades - Na 2ª edição, a Mostra Tecnológica da Vertical Agro traz duas novidades: a participação de novas empresas da Vertical, que cresceu desde o ano passado. A Mostra também abriria espaço para a empresa convidada Trace Pack, que faz parte do programa de aceleração Go SRP Agritech, aceleradora de empresas da Sociedade Rural do Paraná e parceira da Intuel.

Porém, devido à alteração na data do evento - do dia 8 para o dia 15 - causada pela previsão de chuvas fortes na data inicial, a startup não poderá comparecer. "Além disso, as empresas da Intuel que participaram no ano passado, voltam à Mostra desse ano em fases diferentes, com produtos e soluções evoluídas", explica a gerente da Intuel.

Conheça as tecnologias da Intuel que serão expostas:

Agropixel: a empresa atua com agropecuária e tecnologia da informação e comunicação (TIC). O objetivo da Agropixel é fornecer consultoria técnica e desenvolvimento de soluções práticas na prestação de serviços e gerenciamento de dados significativos para a agropecuária brasileira.

AcquaConte: a AcquaConte atua na área de meio ambiente e tem como objetivo minimizar os efeitos das enchentes nas cidades e no campo. A empresa tem como produto o Infiltrador AcquaConte, que evita alagamentos e possibilita o reaproveitamento da água da chuva.

Rhizotech: a empresa atua no desenvolvimento de tecnologias que diminuem os custos de produção por parte dos agricultores e que reduzem os impactos ambientais associados ao uso de fertilizantes minerais industrializados. Para isso, a Rhizotech desenvolve inoculantes de alta eficiência e bactérias promotoras de crescimento vegetal, tudo baseado em pesquisas para obtenção de uma formulação para os diferentes produtos.

Fitovision: a empresa trabalha com tecnologia da informação e comunicação e tem como principal produto o software Syslaudo, voltado para a automatização de tarefas e criação de laudos de eficácia de produtos fitossanitários requeridos pelo Ministério da Agricultura.

Agribela: a empresa é focada no aumento de produtividade, redução de custos e segurança alimentar para a população, através de uma agricultura social, econômica e ambientalmente equilibrada Para isso, a Agribela trabalha no desenvolvimento de três frentes prioritárias: automação do controle biológico, modernização de máquinas agrícolas e um novo conceito em estações meteorológicas.

AgroTATIL: a startup foi criada em 2017 após o Hackathon Smart Agro da Sociedade Rural do Paraná. Ela é focada na pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, especialmente para a piscicultura através da plataforma TATILFish, que monitora e controla equipamentos em viveiros de peixes.

Allga: atua na área agronômica com foco em biotecnologia de microalgas. Possui como proposta a produção de bioestimulantes e biofertilizantes para agricultura, a partir da biomassa de microalgas.

Serviço

2ª Mostra Tecnológica da Vertical Agro Intuel, próxima quarta-feira, dia 15, das 14 às 17 horas. Entrada gratuita.

Local: Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) - Rodovia Celso Garcia Cid s/n | PR 445, KM 380 (Campus Universitário).