Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

Museu Histórico digitaliza 10 mil fotografias de Londrina posssui-foto

Agência UEL/N.COM

Avenida Leste-Oeste/Inamps

Cerca de 10 mil imagens de Londrina, originais da década de 1980, serão digitalizadas e disponibilizadas para consulta pública pelo Museu Histórico Pe. Carlos Weiss. A ação é parte do projeto "Evolução Urbana de Londrina", que pretende higienizar, digitalizar, revelar, catalogar e acondicionar os negativos fotográficos. A proposta é da Associação de Amigos do Museu Histórico de Londrina e contará com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

As fotos integram a coleção "Prefeitura de Londrina", que está sob a guarda do Museu Histórico. A coleção completa abrange as décadas de 1950 a 1990 e tem registros de fotógrafos como Osvaldo Leite, Devanir Parra, Elvira Alegre, Luiz Nachi e Celso Pacheco. Em 2003, a Associação de Amigos do Museu Histórico teve o patrocínio do Promic para o processamento técnico das imagens das três primeiras décadas da coleção.

A diretora do Museu Histórico de Londrina, Regina Alegro, ressaltou a importância das imagens como representações da transformação e das atividades do município. "As fotografias são crônicas sobre o desenvolvimento de Londrina. É um material importante para professores, alunos, pessoas que querem conhecer a cidade e para aqueles que têm saudade", comentou.

Conforme os negativos forem digitalizados, revelados e catalogados, as imagens serão inseridas na base de dados online Pergamum, da Rede Museus Paraná, mantida pelo Sistema Estadual de Museus. As fotografias também estarão disponíveis para consulta pública no museu.

O link para a plataforma Pergamum pode ser acessado no endereço Museu Histórico.

Antiga Rodoviária de Londrina (Centro)

Serviço: O Museu Histórico de Londrina fica na Rua Benjamin Constant, 900 (Centro).

(FOTOS: Museu Histórico de Londrina/UEL - Coleção Prefeitura Municipal de Londrina/1980).

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)