Londrina, Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 -  Busca

13/08/2018

FILO lança campanha para incrementar programação dos 50 anos

Diretor do FILO, Luiz Bertipaglia, e o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini em entrevista coletiva

O Festival Internacional de Teatro de Londrina (FILO) vai iniciar uma campanha de arrecadação junto a pessoas físicas e empresas para levantar recursos para fomentar a programação artística da edição deste ano, quando serão comemorados 50 anos de espetáculos e atividades artísticas. A campanha deve ser lançada oficialmente nos próximos dias, segundo o diretor da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen), Luiz Bertipaglia, que juntamente com a UEL realiza o festival anualmente.

Na última sexta-feira (10), o diretor da entidade, e o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, oficializaram que a programação artística será realizada entre 20 e 28 de outubro e depois de 6 a 21 de dezembro, comemorando meio século do FILO e o aniversário de Londrina. Segundo Bertipaglia, este ano os organizadores captaram R$ 350 mil, de um total previsto de R$ 1,65 milhão. Os dois maiores patrocinadores, Petrobrás e Caixa Econômica Federal, não participaram da edição deste ano.

De acordo com o diretor da Àmen, o problema maior ocorreu com a estatal de petróleo, que desde 2003 era patrocinador master do FILO, que teve problemas com a Lei das Estatais. Os recursos confirmados são provenientes da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) de Londrina.

"Estamos apelando à cidade inclusive para que se atentem à importância do evento", afirma o diretor. Ele acredita que esta ação servirá para aferir o quanto a sociedade valoriza o Festival, como evento cultural, artístico e turístico.

O vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini, afirmou que a Universidade está entrando em contato com empresas e instituições privadas na tentativa de ajudar a levantar recursos para incrementar a programação artística. Ele afirmou que o apoio da Universidade se dará pela cessão de espaços físicos, entre eles o Cine Teatro Ouro Verde, além do pessoal da Prefeitura do Campus (PCU), que atuará na logística do FILO, relacionado aos setores de transporte e montagem dos espetáculos. "Não vamos nos furtar para tentar sensibilizar a iniciativa privada. O Festival é uma marca importante para Londrina e para a Universidade", afirmou o vice-reitor.

13h08 Curso de Nutrição da UEL deve abrir vagas já a partir de 2020
  08h59 UEL conquista novo curso de Nutrição, que será oferecido a partir de 2020
  16h50 Grupo Vocal Entre Nós apresenta Morte e Vida Severina no Teatro Ouro Verde dia 15
  14h03 Abertos edições 2018 do Simpósio Por Extenso e Encontro Anual de Extensão Universitária
  11h06 UEL manifesta pesar pela morte do ex-aluno e médico Roberto Kunimassa Kikawa
  11h03 Catedrática de la Universidad Autónoma de México se encarga de la Conferencia magistral en el 7º Simposio de Extensión de la UEL
  11h07 Professora da Universidade Autónoma de México abre Por Extenso, nesta segunda-feira.
  11h37 Livro conta trajetória e destaca ações do projeto de extensão Sensibilizarte do CCS
  17h12 Servidores aposentados da PCU são homenageados pelos serviços prestados
  16h26 Inscrição do Prêmio Fotografia-Ciência e Arte do CNPq vai até 18 de janeiro
  15h47 Integrantes da Empresa Júnior Motus fazem treinamento nas áreas de comunicação e negócios