Londrina, Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 -  Busca

11/08/2018

Laboratório incentiva criatividade na escrita posssui-foto

Agência UEL/ Larissa Piauí

Flávio Freire Rodrigues, coordenador do Laboratório de Escrita Criativa

Para escrever criativamente não é preciso ser escritor ou jornalista. É isso o que incentiva o projeto de extensão "Laboratório de Escrita Criativa", do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, que promove atividades como círculo de leitura, no qual são lidos e discutidos contos literários, e oficinas de escrita, em que são ensinados elementos da criatividade.

Escrita criativa, segundo o coordenador do projeto, Flávio Freire Rodrigues, professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), é a arte de produzir um conteúdo da forma menos engessada, automática e óbvia possível. Ela é uma expressão usada para designar toda a escrita literária, como poemas, contos, novelas, romances e textos dramáticos.

"No Brasil, por ainda não ser uma técnica muito difundida, muita gente ainda acredita que a escrita criativa é um dom, mas essa é uma prática que pode ser desenvolvida se você treinar, utilizar algumas técnicas e cultivar bons hábitos de leitura", afirma Freire.

Com explica o professor, o antigo projeto de pesquisa "Perspectivas da Escrita Criativa na UEL" tornou-se em 2017 o projeto de extensão Laboratório de Escrita Criativa e assim, atualmente, organiza diversas ações relacionadas à escrita com uma perspectiva expandida e visando a contribuição para literatura. "O nosso laboratório tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura e escrita, possibilitar cursos abertos de escrita criativa para quem deseja melhorar ou desenvolver habilidades de criação de texto literário", conta Freire.

Oficinas - O Laboratório de Escrita Criativa trabalha nesse processo de formação do escritor, usando o ambiente acadêmico para fomentar a criatividade e o aprimoramento da técnica. Para isso, são oferecidas oficinas de escrita criativa de contos e poesias para a comunidade interna e externa da UEL. As oficinas são ministradas por alunos colaboradores do Laboratório e realizadas em diferentes lugares da cidade como a Biblioteca Municipal de Londrina, espaços na periferia e salas de aula da UEL.

"Nossas aulas são pensadas para quem gosta de poesia além da leitura, já escreve alguns poemas, mas ainda tem dúvidas ou dificuldades no processo, e também para quem deseja escrever. É uma aproximação das situações práticas de escrita de poesia, pensando em discutir seus aspectos formais e de conteúdo", explica o professor.

De acordo com o docente, as oficinas práticas de escrita integram Universidade e Sociedade, ensinando como elaborar um texto atrativo, interessante e capaz de prender a atenção do leitor do início até o final. "As aulas são dinâmicas e desenvolvidas com exercícios, reflexões sobre os temas e textos, produção de texto e revisão. A gente incrementa a criatividade para ser usada na produção de textos, melhorar e fomentar o desempenho da leitura literária, inclusive com a apresentação de autores menos conhecidos", relata Flávio Freire Rodrigues.

Rádio UEL - Semanalmente o Laboratório de Escrita Criativa veicula uma coluna na Rádio UEL FM, com conteúdo voltado para escritores e leitores sobre outras formas de pensar a escrita e a relação escritor-leitor-obra.

O programa é veiculado às 8h30 nas segundas-feiras e às 21 horas nas terças-feiras. A coluna é produzida por alunos dos cursos de Jornalismo e de Letras, que são colaboradores do projeto e responsáveis pela pesquisa de material, edição e locução.

13h08 Curso de Nutrição da UEL deve abrir vagas já a partir de 2020
  08h59 UEL conquista novo curso de Nutrição, que será oferecido a partir de 2020
  16h50 Grupo Vocal Entre Nós apresenta Morte e Vida Severina no Teatro Ouro Verde dia 15
  14h03 Abertos edições 2018 do Simpósio Por Extenso e Encontro Anual de Extensão Universitária
  11h06 UEL manifesta pesar pela morte do ex-aluno e médico Roberto Kunimassa Kikawa
  11h03 Catedrática de la Universidad Autónoma de México se encarga de la Conferencia magistral en el 7º Simposio de Extensión de la UEL
  11h07 Professora da Universidade Autónoma de México abre Por Extenso, nesta segunda-feira.
  11h37 Livro conta trajetória e destaca ações do projeto de extensão Sensibilizarte do CCS
  17h12 Servidores aposentados da PCU são homenageados pelos serviços prestados
  16h26 Inscrição do Prêmio Fotografia-Ciência e Arte do CNPq vai até 18 de janeiro
  15h47 Integrantes da Empresa Júnior Motus fazem treinamento nas áreas de comunicação e negócios