Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

11/08/2018

Laboratório incentiva criatividade na escrita posssui-foto

Agência UEL/ Larissa Piauí

Flávio Freire Rodrigues, coordenador do Laboratório de Escrita Criativa

Para escrever criativamente não é preciso ser escritor ou jornalista. É isso o que incentiva o projeto de extensão "Laboratório de Escrita Criativa", do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, que promove atividades como círculo de leitura, no qual são lidos e discutidos contos literários, e oficinas de escrita, em que são ensinados elementos da criatividade.

Escrita criativa, segundo o coordenador do projeto, Flávio Freire Rodrigues, professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), é a arte de produzir um conteúdo da forma menos engessada, automática e óbvia possível. Ela é uma expressão usada para designar toda a escrita literária, como poemas, contos, novelas, romances e textos dramáticos.

"No Brasil, por ainda não ser uma técnica muito difundida, muita gente ainda acredita que a escrita criativa é um dom, mas essa é uma prática que pode ser desenvolvida se você treinar, utilizar algumas técnicas e cultivar bons hábitos de leitura", afirma Freire.

Com explica o professor, o antigo projeto de pesquisa "Perspectivas da Escrita Criativa na UEL" tornou-se em 2017 o projeto de extensão Laboratório de Escrita Criativa e assim, atualmente, organiza diversas ações relacionadas à escrita com uma perspectiva expandida e visando a contribuição para literatura. "O nosso laboratório tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura e escrita, possibilitar cursos abertos de escrita criativa para quem deseja melhorar ou desenvolver habilidades de criação de texto literário", conta Freire.

Oficinas - O Laboratório de Escrita Criativa trabalha nesse processo de formação do escritor, usando o ambiente acadêmico para fomentar a criatividade e o aprimoramento da técnica. Para isso, são oferecidas oficinas de escrita criativa de contos e poesias para a comunidade interna e externa da UEL. As oficinas são ministradas por alunos colaboradores do Laboratório e realizadas em diferentes lugares da cidade como a Biblioteca Municipal de Londrina, espaços na periferia e salas de aula da UEL.

"Nossas aulas são pensadas para quem gosta de poesia além da leitura, já escreve alguns poemas, mas ainda tem dúvidas ou dificuldades no processo, e também para quem deseja escrever. É uma aproximação das situações práticas de escrita de poesia, pensando em discutir seus aspectos formais e de conteúdo", explica o professor.

De acordo com o docente, as oficinas práticas de escrita integram Universidade e Sociedade, ensinando como elaborar um texto atrativo, interessante e capaz de prender a atenção do leitor do início até o final. "As aulas são dinâmicas e desenvolvidas com exercícios, reflexões sobre os temas e textos, produção de texto e revisão. A gente incrementa a criatividade para ser usada na produção de textos, melhorar e fomentar o desempenho da leitura literária, inclusive com a apresentação de autores menos conhecidos", relata Flávio Freire Rodrigues.

Rádio UEL - Semanalmente o Laboratório de Escrita Criativa veicula uma coluna na Rádio UEL FM, com conteúdo voltado para escritores e leitores sobre outras formas de pensar a escrita e a relação escritor-leitor-obra.

O programa é veiculado às 8h30 nas segundas-feiras e às 21 horas nas terças-feiras. A coluna é produzida por alunos dos cursos de Jornalismo e de Letras, que são colaboradores do projeto e responsáveis pela pesquisa de material, edição e locução.