Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

18/07/2018

Kabengele Munanga ministra palestra sobre intolerância religiosa

O professor titular sênior da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Kabengele Munanga, referência nas discussões sobre relações raciais no Brasil, fará a conferência "Religiões de Matriz Africana e Intolerância Religiosa", na quinta-feira (26), às 8h30min, no Anfiteatro Maior do CCH. A conferência promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) é gratuita, aberta ao público e sem inscrição prévia. O NEAB é coordenado pela professora Maria Nilza da Silva, do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

Kabenele Munanga falará sobre intolerância existente no Brasil contra as religiões de origem africana. Munanga nasceu em 1942, na República Democrática do Congo (antigo Zaire), graduou-se em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo e chegou ao Brasil em 1975, quando cursou doutorado em Antropologia Social na USP. O professor tem renomada carreira acadêmica e forte militância contra o racismo em defesa dos direitos humanos. Ele também é um dos protagonistas no debate nacional em defesa da implantação das cotas e ações afirmativas, recebeu no último dia 29 de junho o Prêmio USP de Direitos Humanos.

Inauguração - No mesmo dia da conferência, às 10 horas, o NEAB inaugura a sede oficial, localizada ao lado do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). O nome oficial da sede é Casa Dona Vilma Yá Mukumby, em homenagem à líder do movimento negro em Londrina assassinada em 2013. A casa, que pertenceu à família Kitahara, é da década de 1930, com aproximadamente 83 m². Ela foi trazida para a UEL a pedido do professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Humberto Yamaki, em 2008, e ficou desmontada no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).

A construção da sede do NEAB só foi possível devido aos recursos arrecadados pelos integrantes do próprio Núcleo, por meio da promoção de festas, doações e rifas. A arrecadação foi de aproximadamente 15 mil reais. A Prefeitura do Campus Universitário (PCU) ficou responsável pelo fornecimento das tintas e construção de escada e rampa de acesso. A fundação da casa foi construída em dezembro de 2016. Já a montagem começou em janeiro deste ano. O projeto é realizado em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, do CTU, sob coordenação do professor Antonio Carlos Zani, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.