Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

17/07/2018

Projeto "Seda - o fio que transforma" representa UEL em encontros

Projeto visa dar visibilidade à produção de seda londrinense

Londrina recebe a partir da próxima quinta-feira (19) o 16º Encontro Nacional e 35º Encontro Estadual de Sericultura. Os eventos serão realizados no Centro de Eventos de Londrina, com início às 6h30 até 17 horas. A UEL estará representada por meio do projeto "Seda - o fio que transforma", coordenado pela professora Cristianne Cordeiro Nascimento, também diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Os Encontros são realizados todos os anos no mês de julho, que é a época de entre safras da produção do bicho da seda. Este ano eles deverão reunir 1,5 mil produtores dos três estados brasileiros que concentram a produção do bicho da seda, ou seja, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A professora Cristianne Cordeiro Nascimento, também membro da Associação Brasileira da Seda (ABRASEDA), ressalta a importância dos Encontros para Londrina e região e o setor produtivo do fio. "Os produtores estão no início da cadeira produtiva. Eles acabam não sabendo em que o produto se transforma, eles ainda tem pouca noção da importância do trabalho deles dentro do processo como um todo, os eventos mostram justamente a importância deles", aponta.

Fio - O projeto da UEL tem o objetivo de dar visibilidade à produção de seda londrinense, considerando o potencial empreendedor e a capacitação de artesãos, além de interessados em uma nova fonte de renda. Outro foco importante é a valorização de toda a cadeia produtiva responsável pela matéria-prima da seda.

A equipe do projeto "Seda - o fio que transforma" inclusive aproveita a expertise da Empresa Bratac Fiação de Seda de Londrina, localizada na região oeste de Londrina, que detém toda a etapa da cadeia, desde a produção até a exportação do fio. A ideia é reforçar a formação de uma cadeia produtiva, que transforme a seda crua em produto final.

Livro - Outro destaque dos Encontro é o lançamento do livro "Inovações na sericultura do Paraná: tecnologias, manejo e rentabilidade", que conta com a coordenação, editoração e design da equipe do projeto da UEL - "Seda - o fio que transforma".