Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

17/07/2018

OSUEL abre série de concertos e apresentações do FIML

Repertório trouxe obras de grandes compositores brasileiros

A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) abriu oficialmente ontem, segunda-feira (16), no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, a temporada 2018 do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). A 38ª edição do Festival segue até 28 de julho com maratona de estudos, concertos e apresentações em teatros, escolas, empresas e espaços públicos de Londrina.

O concerto da OSUEL teve regência do maestro Alessandro Sangiorgi e as participações especiais da cantora Mônica Salmaso e do compositor, arranjador e maestro Nelson Ayres. O repertório trouxe obras de grandes compositores brasileiros como Ary Barroso, Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque e do próprio Nelson Ayres. Também foram apresentadas obras de Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.

Concerto da OSUEL teve regência do maestro Alessandro Sangiorgi

A solenidade de abertura do FIML reuniu convidados e autoridades de Londrina e região. Participaram o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, o vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, o secretário de Estado da Cultura, João Luis Fiani, o secretário de Cultura de Londrina, Caio Cesaro, representando o prefeito, e a diretora da Casa de Cultura, Erna Verônica Vogler Chaves, a Associação de Amigos do FIML, representada por José Luís da Silveira Baldy, e representando a direção pedagógica do FIML, Maria Kyoko Arai.

Ishindaiko é um dos grupos mais importantes de taiko do Brasil

Taiko - Um dos grupos mais importantes de taiko do Brasil, o Ishindaiko fez apresentação nas Escadarias do Teatro Ouro Verde, anunciando a abertura do Festival. Oito vezes campeão brasileiro de Taiko, o grupo já se apresentou Japão, Argentina, em diversos estados brasileiros e no ano passado, participou do East Coast Taiko Conference no estado de Rhode Island, EUA.

O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.

Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquario M. Simões.