Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
17/07/2018  

Laboratório do CCA desenvolve pesquisas com solos posssui-foto

Agência UEL

Setor faz pesquisas nas áreas de Física, Química, Fertilidade e Biologia do solo

O Laboratório de Solos, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), abriga inúmeras pesquisas ligadas ao melhoramento e uso do solo. O solo é definido como a camada superficial da crosta terrestre, considerado essencial para a sobrevivência na terra. Portanto, o impacto das distintas pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório ocupa posição importante no meio científico e no setor produtivo.

Sob coordenação da professora Maria de Fátima Guimarães, do Departamento de Agronomia, o Laboratório de Solos pertence ao Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), O setor envolve pesquisas nas áreas de Física, Química, Fertilidade e Biologia do solo. Além de alunos do curso de Agronomia, recebe inclusive alunos do curso de Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia e Urbanismo.

Professor João Tavares Filho, especialista em ciência dos solos

A área de física, que permite os estudos das estruturas do solo, tem como responsável o professor João Tavares Filho, do Departamento de Agronomia, especialista em ciência dos solos. Sem dúvida, a demanda por pesquisas e estudos na área só cresce. "A estrutura do solo é o que permite o acesso a água e ao ar. Sem água e ar não existe agricultura. E a área responsável pelo estudo dessas estruturas é a física", comenta João Tavares.

Ele ressalta ainda a importância da física do solo nos setores de pesquisa da área, junto com a fisiologia vegetal, área considerada o "cerne" da agronomia. De acordo com João Filho, a ciência física do solo é relativamente nova, e pode ser definida como o estudo do estado e transporte de todas as formas de matéria e energia do solo.

A equipe do Laboratório de Solos desenvolve várias pesquisas que visam o aprimoramento do conhecimento acerca das propriedades e processos físicos que ocorrem no solo, visando um manejo sustentável. Visto que o solo tem funções de armazenamento, escoamento e infiltração da água na superfície, ele também é elemento fundamental para o desenvolvimento de diversos ecossistemas.

As pesquisas de conservação do solo, além de estudos em coloração e resíduos, estão entre as linhas pesquisadas do Laboratório, que foca o ensino e a pesquisa junto aos professores e alunos da graduação e programas de pós-graduação. "Não fazemos nada externo mas o Laboratório é aberto para outros cursos, sem problema nenhum. Serve para todo mundo", explica o professor João, que conta com a colaboração de importantes parceiros - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) para a realização de alguns trabalhos.

O professor João considera que a área de física do solo é um espaço de estudo básico, que inclusive conta com uma estrutura pequena e bastante limitada. Segundo ele, as análises mais específicas são realizadas em outros Laboratórios da Universidade.

Equipe - Além do professor João Tavares Filho, o funcionamento do Laboratório conta com o apoio das professoras Maria de Fátima Guimarães e Marla Alessandra, ambas do Departamento de Agronomia, do CCA.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br