Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
17/07/2018  

Professor da UFV ministra curso sobre Seleção Genômica

Agência UEL

Professor Fabyano Fonseca e Silva, do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal de Viçosa, vai ministrar o curso até a próxima quinta-feira (19) no CCA

O curso de Pós-Graduação em Ciência Animal, do Centro de Ciência Agrárias (CCA), oferta desde o último dia 16 a disciplina e curso de Seleção Genômica, voltado para estudantes de pós-graduação e profissionais que atuam nas áreas de melhoramento genético animal e vegetal, estatística e genética. O curso é ministrado pelo professor Fabyano Fonseca e Silva, do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal de Viçosa. Ele vai ministrar o curso até a próxima quinta-feira (19). 

O professor Fabyano é Zootecnista e atua nas áreas de melhoramento genético, com ênfase em Estatística, Genômica e Bioinformática. O professor também é consultor da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e da Topigs, uma das empresas mais inovadoras em genética suína do mundo. Essa disciplina teve a iniciativa do professor Edson de Azambuja Ribeiro, com a colaboração dos professores Sandra Simonelli, Filipe Boscaro e Carolina Muniz, também conta ainda com o apoio da coordenadora do programa de pós-graduação em Ciência Animal, professora Ana Paula Bracarense, do Departamento de Medicina Veterinária e Preventiva, que desde o início deu suporte, viabilizando a vinda do professor Fabyano.

Genômica - Os idealizadores do curso relatam que a seleção genômica já é uma realidade no mundo todo, pois é utilizada por praticamente todos os programas do mundo. Esse tipo de seleção permite estimar valores genéticos genômicos, aumentando a confiabilidade nas Deps tendo uma eficácia maior no momento de selecionar animais, além de possibilitar a seleção de animais jovens, sem mesmo ter expressado a característica.

Segundo informações da professora Ana Paula, os professores também relatam que ficaram surpresos com a grande procura pela disciplina/curso, que tem como participantes pesquisadores da Embrapa/Soja, Iapar, e professores dos Departamentos de Agronomia, Estatística e Zootecnia, além de alunos de pós-graduação de vários programas de Londrina, Bahia, Maringá e de Santa Catarina .

Na avaliação da professora Sandra Simonelli, disciplinas que contemplem áreas de pesquisas de relevante importância são bastante enriquecedoras para todos, alunos e pesquisadores. "Também permite o estabelecimento de parcerias que podem gerar frutos para as pesquisas realizadas na UEL", explica ela.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br