Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

13/07/2018

Inscrição para Vestibular Indígena começa em agosto

As inscrições do Vestibular dos Povos Indígenas serão abertas em 1º de agosto e vão até o dia 31. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do XVIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná no endereço Vestibular Indígena.

O Vestibular Indígena é realização com apoio da Comissão Universidade para os Índios (Cuia). E a cada edição, uma universidade pública do estado é responsável pelo processo seletivo. Neste ano, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) responde pela realização, inscrições e aplicação do XVIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná.

O candidato deverá encaminhar a ficha de inscrição, junto com os demais documentos exigidos para a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU/UEM), via Sedex. No Manual do Candidato estão as informações detalhadas sobre o processo seletivo.

Vagas - Ao todo são ofertadas 52 vagas, das quais 42 são destinadas pelas universidades estaduais paranaenses aos integrantes das comunidades indígenas localizadas no Estado. As dez vagas restantes são ofertadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) aos indígenas de todo o território brasileiro.

As provas serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro, no Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira - Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, à Avenida Faxinal do Céu, s/n, município de Pinhão/PR. O primeiro dia é reservado para a prova oral de Língua Portuguesa. Já no segundo dia, os candidatos respondem às questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química, além da Redação.

O resultado do vestibular será publicado até o dia 3 de dezembro, pela internet e nas próprias Universidades envolvidas.

Mais informações entre em contato com a CUIA/UEPG, pelos telefones (42) 3220-3701, pelo site Vestibular dos Povos Indígenas e pelo e-mail cuia@uepg.br.