Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

13/07/2018

Professoras do LEM participam de evento da Fundação Kettering

Encontro Multinacional sobre Democracia Deliberativa é realizado nos Estados Unidos

As professoras Andressa Cristina Molinari e Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), do CCH, e a doutoranda Ana Claudia Cury de Souza Calia, do Programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem, participam até hoje, sexta-feira (13), do Encontro Multinacional sobre Democracia Deliberativa (DDEX 2018), realizado nos Estados Unidos.

As professoras foram indicadas pelo professor Leonardo Neves Correa (UNIMONTES) e convidadas pela Fundação Kettering devido aos projetos que desenvolvem, com a proposta de fomentar práticas democráticas em diversos contextos de atuação, como por exemplo, na universidade, na formação de professores, nas escolas públicas e na Guarda Mirim. Nos Estados Unidos, terão oportunidade de conhecer mais profundamente como comunidades ao redor do mundo têm se organizado para solução de problemas comuns.

A professora Telma Gimenez, também do LEM, atuará como moderadora do grupo Deliberative Civic Engagement: Universities Around the World, com integrantes da Rede Talloires de Universidades. Há alguns anos a professora do LEM atua, em diversas capacidades, dos eventos da Fundação Kettering e, recentemente, organizou o primeiro evento desse tipo na América Latina. O Encontro Internacional sobre Diálogos Democráticos foi realizado em março deste ano em Londrina. Teve como objetivo discutir a participação cidadã em espaços dialógicos e não polarizados, à semelhança do evento no qual as professoras estão presentes.

Parceria - A parceria de mais de duas décadas da Fundação Kettering, sediada em Ohio, e a UEL tem possibilitado que diversos membros da comunidade universitária participem de eventos anuais organizado por aquela instituição norte-americana. Na avaliação das professoras, a participação da UEL no evento reforça seu compromisso para aprimoramento de práticas democráticas em diversas áreas de atuação, com foco na capacidade de criação de oportunidades para engajamento coletivo com questões prementes e de interesse social.