Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

11/07/2018

OSUEL abre 38ª edição do Festival Internacional de Música posssui-foto

A organização da 38ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (11), no Foyer do Teatro Universitário Ouro Verde, destacou a programação e as novidades da edição deste ano. A abertura oficial será na próxima segunda-feira, às 20h30, no Ouro Verde, com concerto da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) - regência do maestro Alessandro Sangiorgi, apresentação da cantora Mônica Salmaso, e participação do compositor, arranjador e maestro Nelson Ayres.

O FIML segue até 28 de julho em diversos espaços da cidade, com atividades pedagógicas (palestras e mastesclass), didático-científicas e artísticas. Só a programação artística soma 60 concertos e apresentações musicais, que deverão reunir cerca de 30 mil pessoas, inclusive com programação em espaços públicos como o Calçadão de Londrina, além de shoppings, empresas, hospitais e ônibus.

O diretor artístico do FIML, Marco Antônio Almeida, afirmou que a primeira semana do Festival será especialmente voltada para a música popular brasileira e a segunda para a música erudita. Ele reitera, como nos últimos anos, que o FIML é o "festival de todas as músicas e de todas as idades", e informa que os cursos de formação contam com participantes de 4 a 88 anos. "É um festival bem democrático", define ele.

De acordo com Magali Kleber, diretora pedagógica do FIML e presidente da Associação dos Amigos do FIML, a programação conta com o 21º Simpósio Paranaense de Educação Musical, realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. A programação pedagógica oferta 50 cursos com a expectativa de receber 900 inscritos. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (13).

"Vamos manter o que já trazemos dos anos anteriores e trazer melhorias. É um Festival importante para a agenda cultural do Brasil e é nosso dever manter a alta qualidade", salienta Magali. A novidade da programação, segundo ela, é a oficina "Bandas de Garagem" e a "Prática de Camerata".

Os organizadores destacam ainda o papel de inclusão do FIML, que além da idade, abrange todas as classes. Magali Kleber afirmou que o foco é a política pública. "Não é um festival preocupado com o profissional, é com a formação humana", disse.

Vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, destacou a importância da participação da UEL no Festival

Segundo Marco Antônio Almeida, para a realização do Festival foram captados de R$ 1,2 milhão de instituições públicas e privadas de Londrina e do Estado. Também presente na coletiva, o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, explicou que a contribuição da Universidade chegou ao valor de R$ 400 mil em ajuda em infraestrutura de transporte, montagem, cessão do Cine Teatro Ouro Verde, servidores, músicos e hospedagem. "É com muito orgulho que a UEL participa. A união da universidade com o Festival de Música sem dúvida é muito importante para mitigar a lacuna da educação musical na cidade, por ser este um evento extremamente inclusivo", afirmou. O evento também tem apoio da Casa de Cultura, representada na coletiva pela diretora Verônica Vloger.

1º dia - No primeiro dia do Festival, dia 16, no período da tarde, das 15 às 17 horas, o pianista e compositor Nelson Ayres faz apresentação no Centro Cultural SESI/AML. A atividade é dirigida aos pianistas interessados em desenvolver a linguagem do piano e jazzístico. No mesmo dia, às 17 horas, no 3º piso do Royal Plaza Shopping, será realizada a abertura do Kids Festival, outra novidade da edição. A apresentação conta com o encontro da Orquestra de Câmara da Rocinha, do Rio de Janeiro, e da Orquestra Arte & Vida, de Arapongas.

Programação - Entre os destaques da programação artística está a apresentação da cantora Ângela Maria juntamente com a londrinenses Simone Mazzer no show "Encontro das Divas", no dia 17 de julho, a partir das 22 horas, no Vila Planalto. Já o Bar Valentino recebe o "Festival By Night", com 12 shows durante o festival, sempre a partir das 22 horas.

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde recebe grandes apresentações. A pianista russa Olga Kiun, radicada em Curitiba, faz apresentação dia 20, às 20h30. Outro destaque, dia 22, será a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Marco Arakaki, com apresentação também às 20h30.

Confira a programação completa da 38ª FIML está disponível no endereço FIML2018.

Ingressos - A venda de ingressos começa nesta quinta-feira (12) nas lojas óticas Diniz e no Pátio San Miguel e também pelo site Disk IngressosOs valores dos ingressos são R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

Realização - O FIML tem direção artística do pianista Marco Antônio Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria do Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura Municipal de Londrina/Promic, da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e da Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.

Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquário M. Simões.