Londrina, Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018 -  Busca

11/07/2018

Professora lança livros em Encontro da Anpoll

Tania Magalhães professora da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora Vera Cristovão da UEL, durante lançamento dos livros no Enanpol

A professora Vera Lúcia Lopes Cristovão, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), lançou dois livros durante o XXXIII Encontro Nacional da Anpoll (Enanpoll), realizado na Universidade Federal do Mato Grosso - Campus de Cuiabá - no final de junho.

Editado e publicado pela Pontes Editores, o primeiro livro é "Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma leitura", com coautoria da professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Tânia Guedes Magalhães.

A obra recupera os princípios teóricos conceituais que dão sustentação ao interacionismo sociodiscursivo (ISD), o que permite ao leitor criar um horizonte apreciativo sobre a taxonomia bronckartiana. Também tem como esteio os procedimentos de sequência didática (SD) e as diferentes configurações no Brasil. O lançamento tem 184 páginas e pode ser adquirido pelo valor de R$ 42,00 no endereço Pontes Editores.

O segundo livro, "Gêneros (textuais /discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de língua", foi organizado pela professora Vera e publicado pela editora Mercado de Letras. A coletânea de textos produzidos pelos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) proporciona um importante diálogo, com diversas perspectivas teórico-metodológicas de estudos de gêneros, além de inesgotáveis reflexões temáticas de ensino e formação de professores de línguas. Os objetivos são contribuir com discussões e fomentar pesquisas sobre o tema. Os interessados podem adquirir o livro por meio do e-mail vendas@mercado-de-letras.com.br.

Premiação - Nesta mesma ocasião, Flávio Brandão Silva conseguiu o primeiro lugar no prêmio Luiz Antônio Marcuschi de Teses e Dissertações, com a tese "A Abordagem da Variação Linguística no Ensino de Língua Portuguesa em Instituições Públicas de Ensino do Estado do Paraná". O estudo foi defendido em 2017 no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), do CCH. Os autores vencedores receberam menção honrosa e terão os respectivos trabalhos publicados em livro pela ANPOLL.

Os premiados foram escolhidos com base no rigor metodológico e conceitual do trabalho, originalidade e relevância da contribuição para a ampliação dos conhecimentos da área. Foram selecionados três primeiros lugares de cada categoria, dentre 30 teses e 24 dissertações avaliadas, no total de 65 inscritos.

Presidência - Outro destaque foi a escolha do professor Frederico Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), como novo presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) - biênio 2018/2020. Pelos próximos três anos a UEL será sede da ANPOLL.

Pela primeira vez a presidência da ANPOLL tem como base o estado do Paraná. A equipe conta ainda com as professoras da UEL, Maria Carolina de Godoy (1ª tesoureira) e Rosemeri Passos Baltazar Machado (1º secretária), ambas do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (LET). A vice-presidente é a professora Marsa Corrêa Silva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a 2º tesoureira também é da UEM, professora Lúcia Osana Zolin. A chapa eleita conta ainda com outros representantes oriundos de Universidades do Paraná, inclusive da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

09h16 Labted oferta curso sobre comunicação didática em concurso público
  08h48 Ato Executivo disciplina eleições na Fazenda Escola
  15h04 Professora de Universidade portuguesa faz palestra na UEL
  14h44 Encontro sobre Comunicação e Cidade tem novo prazo de inscrições