Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

11/07/2018

Professora lança livros em Encontro da Anpoll

Tania Magalhães professora da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora Vera Cristovão da UEL, durante lançamento dos livros no Enanpol

A professora Vera Lúcia Lopes Cristovão, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), lançou dois livros durante o XXXIII Encontro Nacional da Anpoll (Enanpoll), realizado na Universidade Federal do Mato Grosso - Campus de Cuiabá - no final de junho.

Editado e publicado pela Pontes Editores, o primeiro livro é "Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma leitura", com coautoria da professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Tânia Guedes Magalhães.

A obra recupera os princípios teóricos conceituais que dão sustentação ao interacionismo sociodiscursivo (ISD), o que permite ao leitor criar um horizonte apreciativo sobre a taxonomia bronckartiana. Também tem como esteio os procedimentos de sequência didática (SD) e as diferentes configurações no Brasil. O lançamento tem 184 páginas e pode ser adquirido pelo valor de R$ 42,00 no endereço Pontes Editores.

O segundo livro, "Gêneros (textuais /discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de língua", foi organizado pela professora Vera e publicado pela editora Mercado de Letras. A coletânea de textos produzidos pelos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) proporciona um importante diálogo, com diversas perspectivas teórico-metodológicas de estudos de gêneros, além de inesgotáveis reflexões temáticas de ensino e formação de professores de línguas. Os objetivos são contribuir com discussões e fomentar pesquisas sobre o tema. Os interessados podem adquirir o livro por meio do e-mail vendas@mercado-de-letras.com.br.

Premiação - Nesta mesma ocasião, Flávio Brandão Silva conseguiu o primeiro lugar no prêmio Luiz Antônio Marcuschi de Teses e Dissertações, com a tese "A Abordagem da Variação Linguística no Ensino de Língua Portuguesa em Instituições Públicas de Ensino do Estado do Paraná". O estudo foi defendido em 2017 no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), do CCH. Os autores vencedores receberam menção honrosa e terão os respectivos trabalhos publicados em livro pela ANPOLL.

Os premiados foram escolhidos com base no rigor metodológico e conceitual do trabalho, originalidade e relevância da contribuição para a ampliação dos conhecimentos da área. Foram selecionados três primeiros lugares de cada categoria, dentre 30 teses e 24 dissertações avaliadas, no total de 65 inscritos.

Presidência - Outro destaque foi a escolha do professor Frederico Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), como novo presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) - biênio 2018/2020. Pelos próximos três anos a UEL será sede da ANPOLL.

Pela primeira vez a presidência da ANPOLL tem como base o estado do Paraná. A equipe conta ainda com as professoras da UEL, Maria Carolina de Godoy (1ª tesoureira) e Rosemeri Passos Baltazar Machado (1º secretária), ambas do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (LET). A vice-presidente é a professora Marsa Corrêa Silva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a 2º tesoureira também é da UEM, professora Lúcia Osana Zolin. A chapa eleita conta ainda com outros representantes oriundos de Universidades do Paraná, inclusive da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).