Londrina, Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 -  Busca

06/07/2018

Frederico Fernandes assume presidência da ANPOLL posssui-foto

Agência UEL/Rádio UEL FM

Pelos próximos três anos a UEL será sede da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística

O professor Frederico Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), foi eleito em junho presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) - biênio 2018/2020. Pelos próximos três anos a UEL será sede da ANPOLL.

Pela primeira vez a presidência da ANPOLL tem como base o estado do Paraná. A equipe conta ainda com as professoras da UEL, Maria Carolina de Godoy (1ª tesoureira) e Rosemeri Passos Baltazar Machado (1º secretária), ambas do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (LET). A vice-presidente é a professora Marsa Corrêa Silva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a 2º tesoureira também é da UEM, professora Lúcia Osana Zolin. A chapa eleita conta ainda com outros representantes oriundos de Universidades do Paraná, inclusive da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

De acordo com o professor Frederico Fernandes, a proposta da nova gestão é discutir a inserção da Língua Portuguesa em blocos econômicos da nova geopolítica mundial, BRICS e Mercosul. Ele destaca ainda a iniciativa de um levantamento sobre a saúde física e mental de professores e pesquisadores que atuam na pós-graduação em Língua Portuguesa em todo o país.

Frederico informa que a ANPOLL tem 137 programas de pós-graduação associados e mais 53 grupos de trabalhos que tratam de temas como línguas indígenas, literatura e linguagem e formação do leitor. Ele destaca que ANPOLL pretende aumentar a representação junto a instituições representativas como Capes e CNPq. "A expectativa inclusive é aumentar o diálogo para criar um Plano Nacional de preservação da Língua indígena no Brasil", completa o professor.

Eventos - O professor adianta que a UEL vai receber em 2020, o encontro bienal chamado de Encontro Nacional da Anpoll. A expectativa, segundo ele, é reunir mais de duas mil pessoas. Outro evento de destaque da ANPOLL será em 2019 na UEM, de 26 a 28 de junho, para 250 coordenadores da entidade.

Professor - Como professor da UEL desde 1998, Frederico Fernandes desenvolve atividades de ensino e pesquisa com alunos da graduação e da pós-graduação. Pertence ao Programa de Pós-graduação em Letras, do CCH. O professor também foi um dos criadores da revista Boitatá, durante o período que coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (2004-2008). Atualmente coordena o Portal de Poéticas Orais.

O professor é mestre e doutor em Letras, sendo que participou de estágios de pós-doutorado no Canadá (Programa Visiting International Scholar, da Brock University - 2008-2009), e na Itália (Estágio Sênior CAPES - Università di Bologna - 2014-2015).

Confira também a entrevista concedida à UEL FM NOTÍCIA

17h06 Emergência e Medicina Intensiva de Pequenos Animais
  17h00 Programa Paraná Fala idioma: Curso de Francês Básico
  16h53 Abertas inscrições para Programa de Pesquisas em Saneamento Ambiental