Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

22/06/2018

Cônsul confirma na UEL visita da princesa Mako ao PR posssui-foto

Cerimônia oficial do IMIN 110 reuniu autoridades e comunidade universitária

O Cônsul Geral do Japão para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, confirmou nesta sexta-feira (22), durante cerimônia em homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a visita da Princesa Mako, no próximo mês, ao Paraná, para participar da cerimônia oficial do IMIN 110. O Cônsul adiantou que a filha mais velha do imperador Akihito deverá participar de uma solenidade em Maringá, no dia 20 de julho.

Hajime Kimura participou de cerimônia de hasteamento da bandeira do Japão, no letreiro da entrada do Campus Universitário. A bandeira japonesa deverá permanecer hasteada até o próximo dia 28 de junho. Em seu pronunciamento ele destacou os vários eventos que celebram a chegada dos primeiros imigrantes japoneses em 18 de junho de 1908, no Porto de Santos (SP). O Cônsul lembrou também do intercâmbio acadêmico existente entre a UEL e as Universidades de Kanda e Meio. Este ano sete estudantes japoneses estão em Londrina, enquanto outros cinco estudantes brasileiros participam de estudos no Japão.

O reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, afirmou que Londrina tem como característica acolher bem os visitantes. Segundo o reitor, os japoneses estão entre os povos que colaboraram para o rápido desenvolvimento do norte do estado, o que pode ser comprovado também pelo grande número de descendentes na região. O Brasil concentra 1,9 milhões de descendentes de japoneses, sendo que o Paraná é o segundo estado com maior representantes da colônia japonesa, perdendo somente para São Paulo.

Durante a cerimônia, a coordenadora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ), Estela Okabayashi Fuzii, foi homenageada pelo trabalho realizado em mais de 40 anos de atividades ligadas ao intercâmbio acadêmico e à difusão da cultura do Japão. Neste tempo, mais de 200 estudantes japoneses participaram de jornadas de estudos na UEL. O NECJ ainda mantém cursos periódicos de língua japonesa, como forma de incentivar que brasileiros participem de estudos fora.

Participaram da solenidade de comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa na UEL o secretário de Cultura de Londrina, Caio Cesaro, representando a Prefeitura de Londrina; o vice-reitor, Décio Sabbatinni Barbosa; o presidente da Associação Nbishinomiya, Luiz Omoto; vice-presidente da Associação Paranaense de ex-bolsistas Brasil-Japão, Toshihiko Tan; a empresária Kimiko Yoshi, diretores de Centro de Estudos, Pró-reitores e diretores de órgãos e de unidades da Universidade, além de estudantes, intercambistas e egressos da UEL.

Cônsul foi recebido no Gabinete da reitoria

Avaliação - Antes da cerimônia de hasteamento da bandeira, o cônsul foi recebido pelo reitor e vice-reitor no Gabinete. Também participou do encontro a chefe de gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas, o Coordenador de Comunicação Social, Sérgio Gerelus e a coordenadora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ), Estela Okabayashi Fuzii. O encontro serviu para uma avaliação das atividades acadêmicas, que são mantidas entre a UEL e as Universidades de Kanda, Meio, Shoinshu e Kagawa.

Confira galeria de fotos no link: IMIN 110.