Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

21/06/2018

Grupo Vocal Épocas apresenta diferentes estilos musicais

Coros Grupo Vocal Épocas e HU em Canto

A Divisão de Música da Casa de Cultura mantém o coro Grupo Vocal Épocas, resultado de um curso de extensão ofertado desde 2016, direcionado às comunidades interna e externa da Universidade. Formado por 26 integrantes, com idade de 14 a 45 anos, o grupo estuda estilos musicais de épocas variadas, a partir de um repertório eclético, que vai da renascença até os estilos musicais atuais.

Os ensaios são realizados sempre às quintas-feiras, das 19 às 21 horas, na Divisão de Música da Casa de Cultura (Rua Tupi, nº 310). De acordo com o coordenador do grupo, o instrumentista musical Edvaldo Sousa, também responsável pelo coro HU em Canto, além de potencializar a ação cultural da UEL, a proposta do grupo é apresentar um repertório diferenciado, a partir do estudo musical de várias épocas e estilos, o que leva à diversificação do repertório. No entanto, ele aponta que a maior dificuldade é a grande rotatividade de alunos. "Para a formação de um repertório completo seria necessário cerca de quatro anos", acrescenta.

O coordenador explica ainda que a escolha das épocas que serão estudadas e pesquisadas é feita após o contato com o grupo, inclusive em função da verificação da extensão vocal dos integrantes. Segundo Edvaldo, o trabalho com o grupo exige dedicação e estudos constantes para aperfeiçoamento. "O grupo é uma joia, que está começando a ser lapidada e vai adquirir brilho. No entanto, em cada um já existe um brilho próprio", salienta.

Com um repertório internacional, o grupo canta também em Inglês, Francês e Espanhol. Já acumulada apresentações em Londrina e região. Edvaldo observa que o público londrinense acolheu bem o grupo, certamente em função do repertório e estilo musicais diversificados e abrangentes.

O coordenador informa ainda que o grupo vai participar no período de 11 a 13 de outubro deste ano do 8º Cantaju ? Circuito Nacional, um festival de corais que será realizado em Aracaju. Conforme informou Edvaldo, o coro HU em Canto, que existe há mais de 10 anos, também vai participar do Festival.

(Com informações e FOTO da Divisão de Música da Casa de Cultura).