Londrina, Segunda-Feira, 16 de Julho de 2018 -  Busca

20/06/2018

TV UEL exibe autobiografias de estudantes indígenas posssui-foto

A TV UEL exibe uma série de autobiografias étnico - comunitárias produzidas pelos estudantes indígenas que ingressaram este ano na UEL em parceria com os estudantes dos cursos de Jornalismo e Design Gráfico com a orientação da professora do Curso de Jornalismo, Monica Kaseker, e da professora do Curso de Design Gráfico, Ana Luisa Boa Vista.

Nos vídeos, os estudantes indígenas contam a sua história e refletem sobre sua relação com a terra e com a própria identidade. Os vídeos fazem parte das atividades do Eixo Terra e Identidade do Ciclo Intercultural. As autobiografias estão em um canal da CUIA no Youtube e serão veiculados pela TV UEL toda terça-feira e ficarão disponíveis no site da emissora. O primeiro vídeo exibido no site conta a história de Tiago Pyn Tánh de Almeida, estudante indígena da UEL, da etnia kaingang da terra indígena de Apucaraninha, região de Londrina.

Vestibular Indígena - O vestibular indígena é realizado no Paraná desde o ano de 2002. A primeira edição do vestibular teve 54 candidatos para 15 vagas. Na última edição foram cerca de 700 inscritos para 42 vagas. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a que mais possui alunos indígenas somando 48, a Estadual de Londrina (UEL) tem 39, seguida pela Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) com 31, Estadual do Norte Paraná (UENP) com 26. A Estadual de Ponta Grossa (UEPG) possui 21, a Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aparece com 19 e a Estadual do Paraná (Unespar) possui 6 alunos.

Na próxima edição do vestibular indígena serão disponibilizadas mais 52 vagas no vestibular indígena, sendo seis para cada universidade estadual e 10 vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Vestibular Indígena é organizado no sistema de rodízio, entre as sete universidades estaduais e a UFPR.

Ciclo Intercultural - Hoje a UEL conta com mais de 30 estudantes, das etnias Kaingang e Guarani, distribuídos nos mais variados cursos. O Ciclo Intercultural visa promover atividades didático-pedagógicas voltadas ao acompanhamento e à melhoria do rendimento acadêmico dos estudantes universitários indígenas matriculados na UEL.

O ciclo é coordenado pela professora Maria Inês Nobre Ota e o professor Wagner Amaral . O Ciclo tem caráter interdisciplinar e interdepartamental e visa envolver professores e estudantes não índios em ações orientadas no sentido de assegurar a melhoria do rendimento escolar dos estudantes indígenas. CUIA

A Comissão Universidade para os Índios foi criada em 2008 a partir de uma resolução da SETI que visava a criação de uma comissão que fizesse o acompanhamento interinstitucional dos estudantes indígenas.

O nome "CUIA" como forma de abreviação do nome da Comissão Universidade para os Índios e, em segundo lugar, o acréscimo da letra "A" para designar um utensílio importante na cultura indígena. Na UEL, a comissão é coordenada pelo professor do Departamento Antropologia, Giovanni Cirino.

Confira os links abaixo:

14h54 Parceria entre CAPES e Universidade Yale beneficia graduados
  09h04 UEL visita a Sociedade Rural do PR

Festival de Música abre segunda (16) no Ouro Verde

Laboratório investe em estudos de citologia animal

PROPPG abre editais de apoio à Internacionalização

Jornal Notícia - 1387