Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

20/06/2018

Feira das Profissões atrai 10 mil estudantes ao Campus posssui-foto

A UEL promove no próximo dia 26, das 8 ao meio dia, e das 14 às 21h30, mais uma edição da Feira das Profissões. Os alunos do Ensino Médio serão recebidos em oito Centros de Estudos, localizados no Campus Universitário. O objetivo é divulgar os 53 cursos de graduação da Universidade, contribuindo para a escolha profissional de jovens de Londrina e região.

Também serão divulgados os prazos de inscrições, datas das provas do Vestibular 2019. Segundo informações da Prograd, responsável pela organização da Feira, até o momento o total de 10.495 alunos de 140 escolas, de 49 cidades do Paraná e estado de São Paulo já agendaram visita prévia no site da Pró-reitoria.

Eles são de cidades como Ibiporã, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Alvorada do Sul, Santa Maria e Grandes Rios, do estado do Paraná, e cidades do interior de São Paulo - Assis, Maracaí, Cândido Mota, Ourinhos, Palmital e Itaporanga. Os visitantes farão a visita mediante roteiro prévio estabelecido no momento do agendamento feito pela instituição de ensino. Eles contarão com monitores, alunos dos cursos de graduação e egressos, espalhados ao longo do Calçadão.

Os estudantes poderão visitar os oito Centros de Estudos localizados no Campus Universitário, sendo que o Centro de Ciências da Saúde (CCS) ficará alocado nas dependências do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). A organização informa que os ônibus deverão utilizar o estacionamento ao lado Restaurante Universitário (RU).

Além dos cursos de graduação, também serão divulgadas as ações afirmativas adotadas pela Universidade - Políticas de Cotas, Vestibular Indígena e Educação Especial, além da a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). De acordo com a diretora de Assuntos Acadêmicos da Prograd, Maria Elisa Cestari, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas a partir das visitas em diversos laboratórios, demonstração de materiais didáticos, entre outras atividades.

"O estudante terá a chance de visitar todos os Centros de Estudos localizados no Campus e os respectivos espaços acadêmicos, além de poder conversar e interagir diretamente com professores, alunos e ex-alunos dos cursos, tirar dúvidas e conhecer diferentes opções de escolha para sua futura graduação", ressalta a diretora.

Outro destaque da Feira das Profissões, conforme apontou Maria Elisa, é o momento "tira dúvidas" intitulado "Vestibular UEL 2019: tudo que você precisa saber", promovido pela equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), responsável pela elaboração, organização e aplicação do Vestibular da UEL. Serão fornecidas informações úteis aos professores de escola de Londrina e região e cursinhos visitantes. A ação será na Sala 683, no CECA, em três horários distintos: 10 horas , 15 horas e 20 horas.

A interação e a troca de informações entre os visitantes são outro ponto importante da Feira. Os estudantes poderão participar com o envio de fotos, vídeos e depoimentos sobre a participação na Feira das Profissões 2019, acessando o endereço Prograd/Feira das Profissões para participar. Após o encerramento do evento, a Prograd também vai disponibilizar no mesmo endereço (www.uel.br/prograd) espaço aos visitantes para avaliação do evento.

Localização - A equipe da Prograd também já disponibilizou na página da pró-reitoria em "Aplicativos", um link para o Google Maps e o Waze. São aplicativos de localização que irão auxiliar os visitantes dentro do Campus. Também no site da Prograd em "Unidades para Visitação", os jovens poderão visitar online os Centros de Estudos. Além disso, a Prefeitura do Campus Universitário (PCU) vai afixar placas informativas em toda extensão do Campus.

Organização - Além da Prograd, a organização conta com a colaboração dos Colegiados de Cursos de Graduação e seus respectivos Centros de Estudos, Prefeitura do Campus (PCU), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), Núcleo de Acessibilidade (NAC), Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE), Coordenadoria de Comunicação (COM) e Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE) e Programa de Educação Tutorial (PET).

O evento conta ainda com o apoio do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), por meio do Projeto de Formação Complementar "Evento como estratégia de fortalecimento do Curso e da profissão de Relações Públicas". A coordenadora é a professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade.

Também vai contribuir o curso de Design de Moda, do Departamento de Design, do CECA, com a confecção de uniformes aos monitores volantes, sob a responsabilidade da professora Marlene de Oliveira Carlos, além disso, o curso de Design Gráfico, também do Departamento de Design, oferece o suporte visual aos materiais de divulgação de mídia pelo projeto "Ilustração e produção gráfica aplicada aos meios de comunicação", sob o coordenação das professoras Danielle De Marchi Tozatti e Seila Cibele Sitta. Para o registro em vídeo e foto, com o professor Emerson dos Santos Dias do Departamento de Comunicação.