Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

15/06/2018

CEI/Campus recebe pais e apresenta nova diretora posssui-foto

Apresentações encerram o semestre

O Centro de Educação Infantil do Campus promoveu nesta sexta-feira (15) a atividade "Dia da Família na Escola". A iniciativa reuniu os pais das crianças, com o objetivo apresentar os conteúdos e resultados de trabalhados desenvolvidos em sala de aula durante o último semestre.

As crianças apresentaram dramatizações musicais e danças, com a temática descobrimento do Brasil. Foram seis apresentações com a participação de 107 crianças. Eron Liranço de Sousa, pai do estudante Bernardo, aponta que atividades como essas permitem que as crianças tenham um desenvolvimento diferenciado, bem mais interativo.

De acordo com a pedagoga Teresinha de Paula Machado, é sempre gratificante planejar atividades como deste tipo com a participação dos pais. "É importante que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos de maneira efetiva. São em atividades iguais a essa que os nossos os alunos desenvolvem a autonomia", completou a pedagoga.

Colégios de Aplicação têm nova direção

A professora do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Tania da Costa Fernandes, é a nova diretora geral do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL. A professora está a cinco anos na Universidade, atuando nas áreas de políticas e gestão educacional. Tania vai dirigir o Colégio, que oferece formação em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Profissionalizante.

Professora do Departamento de Educação, Tania da Costa Fernandes

O objetivo da gestora é realizar uma permanente integração, visando uma gestão colegiada. Por isso, ela afirma que nos próximos dias fará reuniões coletivas com toda a equipe administrativa e pedagógica, para unir esses espaços. Mais do que expor as ideias, expectativas e projetos, a intenção da professora é "conhecê-los e, sobretudo, ouvi-los", afirma.

A nova diretora considera que muito importante investir na integração entre a Educação Superior e a Educação Básica. Segundo ela, é justamente a integração que define o papel de um Colégio de Aplicação. Os desafios da gestão, segundo a diretora, serão acolher mais projetos de ensino, pesquisa e extensão da UEL no Colégio de Aplicação.

Outra necessidade, segundo a professora, é debater o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, além de fornecer cursos de formação continuada para professores e gestores; e também contribuir para que toda a equipe entenda o Colégio dessa forma.

Sobre a gestão colegiada, a nova diretora afirma que o intuito maior é "empoderar" todas as instâncias que a escola compreende, como professores, alunos, funcionários, pais e representantes da sociedade, buscando uma participação ativa de todos dentro do Colégio.

Currículo - Tania da Costa também ministra aulas na Especialização e no mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade (CNPq), e coordenadora do Programa de Estudos em Currículo e Gestão da Educação (PROEGE/UEL). Ela é avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desde 2004 e analisa cursos de Pedagogia do país.

Nova diretora participou de reunião da Associação de Pais do Colégio de Aplicação do Centro, realizada ontem, quinta-feira (14)

Histórico - O Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão, mais conhecido como "Colégio de Aplicação da UEL", é um órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), com mais de 40 anos de história. A instituição é mantida por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Graduação (SEED), que fornece aos professores, enquanto a universidade custeia a infraestrutura.