Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

12/06/2018

UEL é a única estadual do PR entre as melhores universidades do mundo

A UEL se manteve como a melhor universidade estadual do Paraná e a 4º melhor estadual do país, pelo ranking QS World University Rankings, divulgado no último dia 6 pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds. Juntamente com outras nove instituições, a UEL é a 10ª colocada entre as brasileiras. Na mesma posição está a Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo que apenas as duas universidades do Paraná foram classificadas neste ranking.

Entre as 26 mil universidades do mundo, o QS considerou mais de 4 mil, sendo selecionadas 1.233 instituições e classificadas 1.011 delas. No Brasil, 22 universidades foram classificadas e todas estão colocadas entre as mil melhores do mundo. O ranking de 2019 abrange 85 países com 60 novas instituições, no entanto nenhuma delas é brasileira.

A equipe do QS analisou mais de 97 milhões de citações em mais de 14 milhões de artigos, 126.000 respostas de pesquisas de empregadores e acadêmicos. Para a Diretoria de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), este ranking possibilita que a universidade seja conhecida mundialmente e reconhecida no cenário nacional e estadual.

QS - Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds - organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou mais de quatro mil universidades do mundo todo, de acordo com seis indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de estudantes por professor, citações científicas, número de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

No quesito relação estudante por professor, o desempenho da Universidade chama atenção, pois o critério adotado qualifica positivamente quanto maior o número de professores por estudante. Ou seja, maior qualidade da Instituição.

Além da UEL, outras 21 instituições brasileiras foram classificadas entre as melhores. A Universidade brasileira melhor ranqueada é a USP (118º lugar), seguida pela Unicamp (204ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (361ª). Na classificação geral, lidera o ranking pelo sétimo ano consecutivo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), seguido da Universidade de Stanford (2º), da Universidade de Harvard (3º) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (4º), todas instituições norte-americanas. A Universidade de Oxford, do Reino Unido, completa a relação das cinco melhores.

O ranking geral da edição deste ano está disponível no endereço Ranking universitário.