Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
11/06/2018  

Sérgio e Décio são empossados na Reitoria da UEL posssui-foto

Agência UEL

Solenidade de posse foi realizada no Cine Teatro Ouro Verde, com a participação de diversas autoridades paranaenses, servidores, professores e alunos da UEL

Com um discurso ressaltando que a Universidade representa uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, tomou posse no último sábado (9) o novo reitor da UEL, professor Sérgio de Carvalho, eleito em abril passado com quase 70% dos votos da comunidade universitária para a gestão 2018/2022.

A cerimônia foi realizada no Cine Teatro Ouro Verde com a participação de diversas autoridades paranaenses, como o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Décio Sperandio, que representou a governadora Cida Borguetti, da Secretária Estadual de Educação do Paraná, Lucia Cortez, além de reitores de outras Universidades paranaenses. Na mesma cerimônia foi empossado o vice-reitor, Décio Sabbatini, e apresentados oficialmente os pró-reitores e demais chefias de unidades da UEL.

Já empossado, novo reitor recebeu o capêlo

O termo de posse foi lido pelo Coordenador de Ensino Superior da SETI, professor Mário Cândido de Athayde Junior. Na sequência, a então reitora da UEL, Berenice Jordão, e o vice-reitor, Ludoviko Carnascialli dos Santos, transmitiram os cargos aos novos titulares por meio da assinatura do Termo de Posse. Representando o Conselho Universitário (CU) da UEL, os professores decanos, Maria de Fátima Guimarães e Amauri Alfieri, foram responsáveis pela transferência dos distintivos universitários, vestimentas utilizadas nas reuniões oficiais, como as cerimônias de formaturas.

Professores Sérgio e Décio homenagearam as três categorias da comunidade universitária
 

Finalizando a transmissão, a então reitora repassou o capêlo ao reitor empossado. Na condição de novos reitor e vice-reitor, os professores Sérgio e Décio homenagearam as três categorias da comunidade universitária, representada pelo aluno indígena, Rodrigo Tupãn Luiz; pela servidora Ivanir de Oliveira da Silva e pela professora Maria Luiza Macedo Abbud.

Reitor destacou a importância da Universidade para Londrina e região
 

Discurso - Em sua primeira fala oficial, Sérgio de Carvalho, ressaltou que uma Universidade representa um presente para uma região, um vetor do desenvolvimento estratégico. Ele discursou que historicamente as Instituições de Ensino Superior formam a elite intelectual do país, responsável pelas novas tecnologias e pela difusão do saber. "Se é para formar a elite, que ela seja multicolorida, onde os filhos de pais que não frequentaram a escola, como os meus, possam estar. E que os filhos de pais doutores, como os meus, também possam pertencer a esta comunidade", exemplificou.

O novo reitor destacou a autonomia universitária como instrumento de proteção dos pesquisadores, que desenvolvem atividade autônoma, que demanda o livre pensar. Ele mencionou o momento delicado da Universidade, que definiu como um apagão funcional. Segundo dados da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), a UEL aguarda a nomeação de 87 docentes e de 342 agentes universitários, sem contar com necessidade de reposição de outras 168 vagas para professores e de 505 agentes universitários, no Campus e no Hospital Universitário (HU).

"Pela importância da Universidade e pelo tamanho dos problemas, temos de trabalhar em conjunto com as autoridades para encontrar soluções definitivas, restabelecendo o diálogo com o governo estadual, contando com a participação de toda a sociedade", analisou.

Sobre as atividades e procedimentos internos, o novo reitor ressaltou que a comunidade interna necessita repensar práticas para enfrentar as dificuldades, além de cumprir ações com foco, com vistas às metas futuras. "Em nosso mandato a UEL deverá completar 50 anos de fundação. Quero convidar a todos para torná-la apta, pronta e eficiente para os próximos 100 anos", concluiu ele.

SETI - O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Décio Sperandio, afirmou que as Universidades brasileiras são instituições sólidas construídas em parte pelo idealismo de professores, estudantes, servidores e dirigentes que lutam para mantê-las atualizadas e eficientes. Falando sobre a atribuição de reitor, o secretário frisou que o trabalho é árduo porque é necessário esclarecer a sociedade sobre as particularidades da Universidade e do Ensino Superior. Ele destacou que, no caso específico do Paraná, os rankings que medem a qualidade dos cursos de graduação e dos Programas de Pós-graduação mostram os bons conceitos obtidos pelas Instituições nos últimos anos.

O vice-reitor Décio Sabbatini afirmou que o papel da Reitoria consiste em buscar alternativas para injetar novos recursos na Universidade, que tem o papel maior de proporcionar oportunidades para os mais jovens. "É a instituição que mantém as portas abertas para novas oportunidades de construção e de aprimoramento. Por isso me desaponta quando um gestor fala em gastos com a educação, quando na verdade são investimentos", definiu o vice-reitor.

Autoridades - Participaram da cerimônia de posse o Procurador Geral do Município de Londrina, João Luiz Martins Esteves, representando o prefeito Marcelo Belinati; o deputado federal, Alex Canziani; Diretor Geral da SETI, professor Aroldo Messias Junior, o presidente da Câmara de Londrina, Ailton Nantes; o Coordenador do Ministério Público de Londrina, Miguel Sogair. Também participaram da solenidade de posse os reitores da UEM, Mauro Baesso, da UENP, Fátima Aparecida Padoan, da UTFPR, Sidney Alves Lourenço, além do professor Antonio Carlos Aleixo, representando a UNESPAR.

Pró-reitores e dirigentes também foram apresentados os novos Pró-reitores e demais dirigentes de Órgãos Suplementares e de Apoio, Coordenadorias e Assessorias. Os novos titulares são:

PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação - Marta Regina Gimenez Fávaro.

PROPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Amauri Alcindo Alfieri.

PROEX - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade - Mara Solange Gomes Dellaroza

PROAF - Pró-Reitoria de Administração e Finanças - Azenil Staviski.

PRORH - Pró-Reitoria de Recursos Humanos - Itamar Andre Rodrigues do Nascimento. 

PROPLAN - Pró-Reitor de Planejamento - Mário Sérgio Mantovani.

PCU - Prefeitura do Campus Universitário - Gilson Jacob Bergoc.

Chefe de Gabinete - Lisiane Freitas de Freitas. 

COPS - Coordenadoria de Processos Seletivos - Sandra Regina de Oliveira Garcia. 

COM - Coordenadoria de Comunicação Social - Sérgio Henrique Gerelus.

ATI - Assessoria de Tecnologia de Informação - Sylvio Barbon Junior.

Transparência - Gilberto Hildebrando.

Ouvidoria - Antonio Edson Amaral.

ARI - Assessoria de Relações Internacionais - Fábio de Oliveira Pitta.

SEBEC - Serviço de Bem-Estar à Comunidade - Betty Elmer Finatti.

Confira: Galeria de Fotos.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br