Londrina, Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 -  Busca

25/05/2018

Pronto Socorro do HU será ampliado e vai ganhar Unidade Cardiovascular

A direção do Hospital Universitário (HU/UEL) promove nesta sexta-feira (25), às 14h30, na entrada do Pronto Socorro, cerimônia de lançamento da pedra fundamental de reforma e ampliação do Pronto Socorro e da implantação da Unidade Cardiovascular do HU.

A obra de reforma e ampliação terá um investimento de cerca de R$ 13 milhões e será realizada com recursos do Funsaúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Depois da obra concluída, o espaço físico do PS contará com mais de 5 mil metros quadrados e, consequentemente, aumentará o número de leitos para acomodar os pacientes que hoje são atendidos nos corredores do Pronto Socorro.

Em um primeiro momento, conforme cronograma, será construída a ala nova, em frente ao atual PS, para onde a atual estrutura de atendimento de urgência seria levada assim que finalizasse a obra. Em seguida, começariam os trabalhos de reforma do antigo PS. O início das obras está marcado para 11 de junho e tem prazo de 720 dias corridos para o término. O serviço será realizado pela Empresa G. A. Moretti Construções Civis Ltda, de Curitiba.

A cerimônia contará com a presença da governadora Cida Borghetti, deputados federais e estaduais, vereadores, reitoria da UEL, autoridades da área da saúde de Londrina e região, servidores da UEL e HU, entre outros.

PS - O atual Pronto Socorro do HU conta hoje com 48 leitos de atendimento. Segundo a superintendente Elizabeth Ursi, a partir da reforma e ampliação, será possível ofertar uma assistência "mais adequada em relação ao conforto e segurança dos pacientes e seus familiares".

A nova planta física também contempla áreas específicas para pacientes em diferentes condições de saúde. "Exemplo é a Unidade Cardiovascular, que terá leitos de retaguarda para pacientes graves cardíacos, neurológicos e vasculares".

Elizabeth Ursi lembra ainda que também será construído um centro para pacientes vítimas de trauma. "Desta forma, teremos dois eixos de atendimento, separando os pacientes em condição mais crítica dos menos críticos, o que facilitará o processo de atendimento".

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).