Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

11/05/2018

CEEI/Campus reativa horta orgânica com plantio coletivo posssui-foto

Participaram dezenas de crianças e os pais. Ação é resultado da parceria com a Associação de Pais e da empresa Terra Planta e projeto SAFE

A atividade de plantio de hortaliças e árvores frutíferas realizada nesta sexta-feira (11) no Centro Estadual de Educação Infantil (CEEI/Campus) marcou a retomada do cultivo de horta orgânica. Participaram dezenas de crianças do CEEI e mais de 40 pais. A ação é resultado da parceria com a Associação de Pais e da empresa Terra Planta, por meio do projeto Sistemas Agroflorestais nas Escolas (SAFE).

Conforme informações da direção do CEEI, após meses sem atividades, os trabalhos para reiniciar os cultivos na horta foram retomados nos últimos dois meses. A ideia de reutilizá-la partiu da professora Erika Dmitruk, também integrante da Associação de Pais do CEEI. Depois que a ideia foi aprovada pela administração do centro e pelos pais dos alunos buscou-se a parceria com a empresa Terra Planta.

Foram plantadas pelas crianças e os respectivos pais aproximadamente mais de 2 mil mudas, incluindo hortaliças, alface americana, brócolis, alface roxa, e tubérculos legumes, os tubérculos inhame, mandioca, batata-doce e árvores frutíferas (jaca, pêssego e acerola).

Empresa - A Terra Planta é uma empresa que cultiva produtos hortaliças e árvores frutíferas com manejo sustentável, a partir de técnicas agroflorestais. Por meio do SAFE, a empresa realiza parcerias com escolas, com o objetivo de incentivar a produção de hortas nas escolas. O sistema agroflorestal combina a produção de hortaliças e frutas, com o plantio de espécies nativas, além da adubação orgânica para manter a vitalidade dos vegetais e minimizar o impacto ambiental.

Atividade tem fins pedagógicos

A pedagoga do CEEI, Terezinha de Paula Machado, destaca que por meio da horta a expectativa é inclusive complementar as refeições dos alunos, além de reforçar o trabalho de conscientização junto aos pais e as crianças acerca da produção agrícola e cuidados com o meio-ambiente. "Esperamos criar um senso de responsabilidade nas crianças, fazendo dos cuidados diários com a horta uma atividade com fins pedagógicos", salientou a pedagoga.