Londrina, Sábado, 19 de Janeiro de 2019 -  Busca

11/05/2018

Concerto no Ouro Verde apresenta música italiana antiga

Elimar Plínio Machado, da Casa de Cultura, e o tenor Nicolas Martinez divulgam o concerto

O tenor e regente chileno, Nicolás González Martínez, é o convidado especial do concerto "Deixa-me morrer", no próximo dia 18, a partir das 20 horas, no Teatro Ouro Verde. A apresentação traz a Orquestra Barroca Capriccio Stravagante e convidados, com um repertório de música italiana do início do período Barroco, obras de Monteverdi, Frescobaldi, Sances, Falconieri e Landi. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 e poderão ser adquiridos na bilheteria do Ouro Verde.

O concerto traz canções, lamentos e madrigais, com arranjos para vozes e instrumentos antigos, misturando sonoridades e história. Obras como "Se l'Aura spira" (de G. Frescobaldi), "Lamentod'Arianna" (Madrigal), "Stabat Mater" (G. Sances), "Non partirritrosetta", "Si dolce è iltormento", "Augellin Che", "Occhichesete", "Lamento della Ninfa" e "Io chenell'otionacqui", todas de C. Monteverdi.

O diretor da Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL, Elimar Plínio Machado, explica que a Orquestra Capriccio Stravagante vai utilizar instrumentos como cravo, viola de gamba, flautas, percussão e contrabaixo, com o objetivo de trazer o clima da música italiana dos anos 1.600, final do Renascimento e início do período Barroco. Foi nesta época que os músicos começaram a se preocupar com o conteúdo das letras, ao mesmo tempo em que as interpretações dramáticas ganharam força.

O tenor Nicolas Martinez afirma que a música desta época é carregada de interpretação, conferindo grande liberdade aos artistas. Licenciado em Teoria da Música pela Universidade do Chile e Regência Coral no Teatro Municipal de Santiago do Chile, estudou Regência Coral e Música Sinfônico Coral e Câmara, no Conservatório Superior de Música Manuel de Falla, na Argentina.

Além de Nícolaz, o concerto terá a participação dos intérpretes Liliana Pereira (Soprano), Ezequiel Brito (Altus), Daniel Sebrian (Tenor) e Aldo Gabriel (Barítono). Entre os instrumentistas estão Luciana Schimidt (Flautas Doces), Fernando Campaner (Violino), Gislaine Mafra (Cravo), Daniel Sebrian (Guitarra Barroca), Guilherme Aroceno (Percussão), Samuel Batista - (Contrabaixo) e Elimar Plínio Machado (Viola da Gamba e Direção Musical).

18h26 Cursinho Pré-Vestibular da UEL registra 110 aprovações
  16h58 Ranking internacional coloca UEL como melhor do estado
  16h52 Permanência Estudantil: edital unifica processo de seleção
  16h49 Idosos são assistidos pela extensão universitária