Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

18/04/2018

Servidor participa de Expedição Rota da Democracia

(FOTOS: Divulgação)

Conhecer parte da América do Sul com espírito aventureiro e ouvir a população sobre os princípios de democracia e liberdade. Estes foram os objetivos da Expedição Rota da Democracia realizada no final do ano passado pelo Agente de Segurança da UEL, Ricardo Aparecido de Souto, que percorreu 9,6 mil quilômetros a bordo de uma motocicleta Yamaha XTZ 250. Ele percorreu cinco países (Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Venezuela).

O resultado foi a coleta de centenas de depoimentos, o fortalecimento de um grande círculo de amizade e a satisfação de vencer os limites. O desafio, que contou com a parceria da esposa, Yuliana Herrera Miranda de Souto, durou 48 dias e consumiu apenas R$ 2,5 mil.

Ricardo trabalha há cerca de 10 anos no setor de Segurança da Prefeitura do Campus Universitário e nas horas vagas advoga e estuda. Atualmente ele é mestrando em Direito na Univem, em Marília (SP), tendo acumulado a experiência de duas especializações nas áreas de Direito Constitucional e Filosofia Política e Jurídica. Nestas pós-graduações, ele trabalhou temas como asilo político, direito humanitário, liberdade de expressão e democracia. Daí o grande interesse em ouvir relatos dos povos da América da Sul.

"Quando as pessoas externavam o seu pensamento, eu falava sobre as minhas pesquisas", conta Ricardo. Ele explica ainda que a viagem serviu para comparar as condições de vida nos países visitados. O Paraguai, por exemplo, vive um momento de grande ascensão, com crescimento do PIB. Esta condição se reflete na qualidade de vida da população, que alimenta uma perspectiva de dias melhores.

Condição diferente ocorre na Venezuela, onde o noticiário demonstra a realidade de falta de produtos nos supermercados, além dos problemas políticos advindos da ditadura de Nicolás Maduro. No Chile, que era para ser a nação mais desenvolvida, o servidor conta que é nítida a decepção da população com a ex-presidente chilena, Michelle Bachelet, de centro-esquerda, que no mês passado transmitiu a faixa presidencial ao centro-direitista Sebastián Piñera.

De acordo com o servidor, sentimento semelhante, de transição, vive o povo argentino com a recente mudança de poder e posse de Mauricio Macri, que foi prefeito de Buenos Aires, e lidera uma frente de centro-direita opositora ao governo de Cristina Kirchner.

O Uruguai, que encontrou na última década solidez política e econômica, registra crescimento da economia, embora a população, segundo o aventureiro Ricardo, demonstre frustração com a falta de recursos. Ele conta que a vida é muito cara no Uruguai, dificultando o acesso a itens básicos por parte da população mais pobre.

Aventura - Nos 48 dias de viagem o casal Ricardo e Yuliana não dormiram em hotel. Eles preferiram acomodação em casas oferecidas pelos amigos que foram feitos no caminho ou em acampamentos. Ricardo lembra que encontrou grande receptividade, sobretudo de motociclistas. Ele é presidente do Motoclube Hermandad Motera Internacional, que reúne cerca de 170 mil membros em todo o mundo. Bastou uma chamada em um aplicativo para que portas fossem abertas. Ele lembra de uma visita na Argentina onde o casal foi recebido com churrasco e a bandeira brasileira ostentada na parte alta da casa. A receptividade foi uma das marcas da aventura do casal.

Ricardo conta que os planos da viagem foram confirmados depois que ele participou de uma conferência do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em outubro passado, em Arauca, na Colômbia, que faz divisa com a Venezuela. A cidade sofre com a migração de venezuelanos que buscam oportunidades e melhores condições. "O tratamento dispensado aos refugiados é amigável, diferente do Brasil", analisa ele, cobrando uma política clara e de atenção para o povo venezuelano.