Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
12/04/2018  

LM finaliza antigo convênio com Ministério da Saúde posssui-foto

Agência UEL

Coordenador do FNS chegou nesta quarta-feira (11) quando foi recebido pela reitora Berenice Quinzani Jordão, no Gabinete da Reitoria, acompanhada pelo vice-reitor, Ludoviko Carnascialli dos Santos, pela diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Mara Solange Gomes Dellaroza e pela diretora do LM, Cleuza Kuwabara, também Pró-reitora de Planejamento da UEL

O Coordenador Geral de Acompanhamento de Investimentos e Análise de Contas do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Silvestre Rabello de Aguiar Júnior, fez nesta quinta-feira (12) uma visita técnica no Laboratório de Medicamentos (LM) da UEL para o encerramento definitivo do Convênio nº2543/2001 estabelecido com Ministério da Saúde e que previa aquisição de equipamentos visando a produção de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Coordenador do FNS chegou nesta quarta-feira (11) quando foi recebido pela reitora Berenice Quinzani Jordão, no Gabinete da Reitoria, acompanhada pelo vice-reitor, Ludoviko Carnascialli dos Santos, pela diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Mara Solange Gomes Dellaroza e pela diretora do LM, Cleuza Kuwabara, também Pró-reitora de Planejamento da UEL.

Durante a visita, Silvestre Rabello relatou sobre a escassez de recursos federais para a produção de medicamentos, mas que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS) possui recursos para possíveis financiamentos na área de pesquisa. 

Segundo a diretora do LM, em razão do tempo decorrido e dos inúmeros obstáculos que envolveram esse Convênio, finalizá-lo foi um passo fundamental para a Universidade. Desde 2012, quando o Fundo Nacional de Saúde nos orientou quanto às ações para o encerramento, apenas agora em 2017 foi possível na integralidade e sem prejuízos à UEL. 

Ela adianta que a produção de medicamentos é uma atividade muito difícil e que exige altíssimos investimentos financeiros para o atendimento de regulamentações da ANVISA, quanto à estrutura física, em equipamentos, nas suas qualificações e calibrações, assim como de recursos humanos. Por isso, a Universidade não tem pensado em produção de medicamentos, mas deixa um grave problema solucionado, definiu Cleuza.

Segundo ela, a visita técnica por parte do Coordenador Geral de Acompanhamento de Investimentos do FNS comprovou as ações acordadas com o Ministério da Saúde, e demonstram que a Universidade cumpriu sua parte para o encerramento definitivo do Convênio. A sua finalização foi importante considerando o tempo decorrido e para desobrigar o LM dessa atividade, que desde 2005 não produz mais medicamentos.

Histórico - O Laboratório de Medicamentos iniciou as atividades com produção de medicamentos sólidos a partir de 1993, quando obteve os Registros de 11 produtos no Ministério da Saúde (MS). A partir de 1995, passou a produzir medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo obtido o 12º Registro em 1999. Com a aprovação do Convênio 2543, em 2001, entre a UEL e o Ministério da Saúde, o laboratório buscava aumentar a capacidade produtiva para o fortalecimento do SUS.

Posteriormente, o atendimento às novas normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exigiam altos investimentos, que acabaram interferindo na produção do LM, que encerrou essa atividade em 2005, quando passou a ser utilizado exclusivamente como laboratório acadêmico, sediando atividades do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEL.


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br