Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

23/03/2018

SETI investe R$ 300 mil em projeto e entrega três carros posssui-foto

Termo de cooperação para apoio ao projeto de pesquisa e extensão Seda o Fio que Transforma

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes, assinou nesta quinta-feira (22) termo de cooperação para apoio ao projeto de pesquisa e extensão Seda o Fio que Transforma, que busca aprimorar a cadeia de produção de seda de Londrina, e que vai beneficiar agricultores, artesãos, além de interessados em uma nova fonte de renda. Além do termo, o secretário entregou oficialmente três novos veículos para serem incorporados à frota da Universidade.

A cerimônia foi realizada no final da tarde desta quinta, na Sala dos Conselhos, no Campus da UEL, com a presença de professores, diretores de órgãos e autoridades. O termo prevê o investimento de aproximadamente R$ 300 mil, recursos do Fundo Paraná, que deverão custear bolsas de estudos e equipamentos, beneficiando toda a cadeia da seda no município, desde a genética dos bichos-da-seda até o empreendedorismo de pequenos empresários e agricultores, com foco na exportação de fios crus. O projeto desenvolvido na UEL conta com quatro professores dos cursos de Biologia (CCB), Design de Moda e Design Gráfico (CECA), além de mais de 20 estudantes de graduação e pós-graduação.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, o projeto aproveita a expertise da Empresa Bratac Fiação de Seda de Londrina, localizada na região oeste de Londrina, que detém toda a etapa da cadeia, desde a produção até a exportação do fio. Ela destacou que o projeto cumpre o real papel da Universidade, interagindo com a comunidade e o setor produtivo, gerando novas oportunidades para agricultores e empreendedores. Os fios produzidos em Londrina são direcionados ao mercado externo. O projeto une pesquisa e extensão e busca melhorar a qualidade dos fios, além de buscar alternativas para agregar maior valor ao produto final.

O deputado federal Alex Canziani afirmou que a iniciativa dos professores e estudantes da UEL tem abrangência regional, uma vez que a criação de bicho-da-seda está presente em 138 municípios paranaenses. "É uma atividade com grande potencial, que pode alavancar exportações", afirmou o deputado.

A reitora Berenice Quinzani Jordão destacou que o projeto reúne áreas de conhecimento aparentemente incompatíveis, como a Biologia e o Design de Moda. "Vejam que a possibilidade é grande quando se propõe um projeto integrado, articulando ensino, pesquisa e extensão", afirmou. Para a reitora, esta multidisciplinaridade é essencial à academia.

O secretário João Carlos Gomes fez um balanço das ações do governo estadual nos últimos quatro anos. Ele citou que o governo investiu cerca de R$ 40 milhões na UEL, considerando projetos e recursos do Fundo Paraná, além de obras de grande porte como o Cine Teatro Ouro Verde e a Clínica Odontológica Universitária (COU) do Campus. Somente estas duas obras consumiram um montante de aproximadamente R$ 27 milhões. Para o secretário, em que pese nestes investimentos e recursos de outras áreas, o volume investido comprova que no Paraná o Ensino Superior representa uma política de estado.

Novos veículos repassados ontem à Universidade

Frota - os novos veículos repassados ontem à Universidade são dois VW Gol 1.0 e uma pick up VW Saveiro. Segundo o prefeito do Campus, Dari de Oliveira, os novos carros chegam em boa hora, quando estão iniciando as atividades acadêmicas do ano letivo 2018. A prioridade é atender a necessidade de deslocamentos de servidores e alunos, em viagens de média distância. A frota da UEL é formada por 170 veículos, incluindo máquinas agrícolas e rodoviárias de grande porte, ônibus e Vans e automóveis médios, leves e pesados.

Participaram da cerimônia na UEL nesta quinta-feira o vereador Eduardo Tominaga, a presidente da Associação Brasileira da Seda (ABRASEDA), Renata Amano, o gerente geral da EMATER, Sérgio Carneiro, o arquiteto Paulo Bombassaro, representando o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), o diretor de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (IDEL), Fabiano Trelha, Pró-reitores, diretores de órgãos e unidades da UEL, professores e estudantes.