Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

21/03/2018

Exposição mostra resultados de projeto desenvolvido em assentamentos

O projeto de extensão "Desenvolvimento participativo da cadeia produtiva sustentável de aves e leite em assentamentos rurais", do Departamento de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), realiza na próxima terça-feira (27), das 11 às 14 horas, exposição no Restaurante Universitário (RU). Estarão à disposição da comunidade universitária legumes, hortaliças, queijo, além de plantas (suculentas).

Estudantes da UEL, integrantes do projeto de extensão, explicarão as atividades realizadas pelo projeto durante o último ano. Além disso, membros dos assentamentos rurais Eli Vivi, do distrito de Lerroville, e Iraci Salete, de Alvorada do Sul, atendimentos pelo projeto de extensão, participarão da exposição com vendas de produtos.

O projeto é realizado desde 2014, com coordenação da professora Ana Maria Bridi, do Departamento de Zootecnia (CCA), com participação de alunos de graduação da Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária, e de profissionais da área. São realizadas visitas técnicas nos assentamentos a cada 15 dias, com o objetivo de identificar os problemas de produção tanto do leite, no Eli Vivi, quanto de frango, no Iraci Salete, e apontar melhorias. Também são realizadas oficinas, palestras e dias de campo nos locais.

De acordo com Evelyn Rangel dos Santos, zootecnista participante do projeto, o intuito é melhorar a produção, tanto em quantidade como em qualidade, em atividades já realizadas nos assentamentos. Isso envolve diversos processos da produção, da alimentação animal e de questões sanitárias. No Iraci Salete, por exemplo, Evelyn conta que será implantado um frigorífico para o abatimento das aves. O projeto também visa a melhoria da produção em questões sanitárias.

A iniciativa é realizada com apoio da Pró-reitoria de Extesnão (PROEX), PET Zootecnia e Empresa Júnior CATEC z.