Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

20/03/2018

Arte e política são temas de mesa-redonda na UEL

Arte e política serão os assuntos da mesa-redonda que será realizada nesta quarta-feira (21), no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), com o título "Arte e política em tempos de intolerância". A ideia é debater com comunidade acadêmica e a sociedade as manifestações artísticas que traçam desafios contemporâneos sobre a privação de liberdade e de expressão. Com entrada gratuita, os eventos são abertos ao público em geral e serão realizados em dois momentos no dia 21, às 8h30 e às 19h30.

O evento é de iniciativa da Comissão de Prevenção à Violência Sexual e de Gênero do CCH e abre o ano letivo do curso na instituição como forma de recepção aos calouros de 2018. Para debater o tema, estarão presentes os professores da UEL Marco Antônio Neves Soares (História), Agnaldo Moreira de Souza (Artes Cênicas), Carla Delgado de Souza (Antropologia), além do doutorando em Comunicação da Unesp/Bauru, Muriel Emídio Pessoa do Amaral.

"A intenção do evento é de abrir para o debate como expressões artísticas são silenciadas ou negligenciadas a favor de estruturas conservadoras em nome do poder", afirma José Miguel Arias Neto, professor do Departamento de História (CCH) e um dos organizadores do evento. "A intenção de silenciar determinadas manifestações artísticas tenta, na medida do possível, apresentar e legitimar uma faceta unilateral da história, abafando outras expressões que também contribuem para o debate político e auxilia na construção da história pela diversidade discursiva", completa o professor.

Como um dos exemplos, o professor lembra da perseguição na primeira metade do século XX proposta por regimes autoritários e totalitários, principalmente da Europa, sobre aquilo que seria a arte degenerada. Ainda de acordo Arias Neto, as manifestações que não estivessem no compasso da beleza proposta pelos regimes totalitários poderiam ser consideradas como sendo nociva e agressiva para o meio social, sendo assim, passível de serem combatidas, aniquiladas e destruídas em nome da manutenção da ordem. Vale lembrar artistas das estéticas de vanguarda daquele período tiveram suas obras destruídas pela intransigência de regimes fascistas.

O evento será transmitido pela página do Colegiado de História no facebook https://www.facebook.com/colhis.colhis. Mais informações com o Colegiado de História (43) 3371-4398

Mesa-redonda: Arte e política em tempos de intolerância

Dia: 21 de março (quarta-feira), às 8h30 e às 19h30. Entrada gratuita.

Onde: Anfiteatro Maior CCH-UEL.