Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

20/03/2018

UEL inaugura 1º bloco da Clínica Odontológica Universitária posssui-foto

Novo espaço fica atrás do Ambulatório de Especialidades do HU, no Campus Universitário

O 1º bloco da nova Clínica Odontológica Universitária, localizada no Campus Universitário, será inaugurado oficialmente no próximo dia 23, às 10 horas. A obra de 4.386 m² custou o total de R$ 16.887.442,25, e vai receber parte das atividades da atual COU, que abriga toda a estrutura acadêmica e administrativa do curso de Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O novo espaço fica ao lado do Ambulatório de Especialidades do HU.

Os recursos para a conclusão do bloco são oriundos da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no valor de R$ 9.824.848,26, mais R$ 2.983.769,77, destinados à aquisição de equipamentos e material permanente. Os demais recursos são da Fundação Araucária/Fundo Paraná, que destinou o valor de R$ 6.443.889,40, além de recursos próprios da UEL no valor de R$ 618.704,59.

Equipado com 110 novos conjuntos odontológicos, o 1º bloco conta com duas salas de espera com capacidade para 150 pessoas, além de estacionamento, construído com recursos próprios da Universidade. O setor tem sistema de ar comprimido e aspiração a vácuo de última geração, acessibilidade planejada e adequada, conforme normas atuais - elevadores, rampas de acesso e cadeiras para obesos e acesso para ambulância. Além disso, os ambientes são equipados com sensores de incêndio, conforme normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

Também conta com moderno sistema de esterilização, uma máquina de autoclave informatizada de 520 litros, o que vai acarretar aumento da capacidade de esterilização de instrumentos e materiais. De acordo com o diretor da COU, professor José Roberto Pinto, os novos equipamentos garantem um atendimento seguro e de qualidade ao paciente, conforme normas de biossegurança previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/VISA).

Bloco recebeu 110 novos conjuntos odontológicos

O diretor da COU destaca ainda que o espaço conta com moderno sistema de captação de água da chuva, inclusive um conjunto de cisternas que garantem a economia de água. O objetivo é a gestão sustentável da água para aproveitamento futuro, em descargas e limpeza. Além de sistema de câmeras interno e externo e Central de Separação de Lixo, toda iluminação do bloco é constituída de lâmpadas de LED, visando a redução de gastos com energia elétrica.

Conforme informou José Roberto, com o início do ano letivo de 2018 na UEL, o bloco passa a abrigar todo o aparato de apoio ao curso de Odontologia, ou seja, três ambulatórios de graduação, que envolve o ensino, pesquisa e extensão, Pronto Socorro 24 horas, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona com uma equipe de professores e residentes, oferecendo atendimento para casos de média e alta complexidade.

Também serão alocados no 1º Bloco do novo prédio, o Setor de Esterilização, a equipe administrativa da COU, setores de apoio e faturamento, os Departamentos de Medicina Oral e Odontologia Infantil e Odontologia Restauradora, além do Colegiado do curso de Odontologia. Permanecem no antigo prédio, localizado na Rua Pernambuco, nº 540 (Centro), os Laboratórios de Ensino e Pesquisa, Biblioteca Setorial, Clínica de Pós-graduação, Centro Cirúrgico e o Setor de Lavanderia. E, futuramente, segundo o diretor da COU, o atual prédio deverá receber a Bebê Clínica e o Posto de Coleta Central do Hemocentro do Hospital Universitário (HU).

Para o diretor da COU, a conclusão do 1º bloco é uma conquista coletiva que traz mais qualidade de ensino para o curso de Odontologia, um dos mais antigos da Universidade, criado em 1962. "É um verdadeiro legado para a cidade, que só reforça o protagonismo e o importante papel da Universidade para Londrina e região", declara José Roberto. Afinal, a COU é quase tão antiga, tendo sido inaugurada em 1963.

Segundo José Roberto, a primeira etapa da obra chega ao fim em função do empenho de pessoas compromissadas com esse patrimônio, entre elas servidores, professores e alunos da Universidade. No entanto, o diretor lembra ainda que existe a necessidade urgente de concluir os outros dois blocos restantes. "Há a esperança de que o governo estadual repasse os recursos necessários para terminar os blocos, pois parte do curso ainda vai permanecer no antigo prédio que está em condições precárias", finalizou.

Com um evidente perfil extensionista, pois presta inúmeros serviços odontológicos à população, a COU é referência em atendimento odontológico de qualidade. Só nos últimos cinco anos registrou, segundo informações da Divisão Administrativa/Setor de Estatística e Faturamento, 443.433 atendimentos e 1.213.793 procedimentos. O setor também é importante espaço de estágio para alunos do curso de Odontologia, que hoje, segundo informações da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), soma 302 alunos.

Apoio - A conclusão do 1º bloco da COU contou com apoio e colaboração da Secretaria da Saúde (SESA), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária, Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), Pró-reitoria de Administração e Finanças (PROAF), Gabinete da Reitoria e Pró-reitora de Recursos Humanos (PRORH). Também teve o apoio de Deputados Estaduais da Região e das empresas Angelus, Uniprime, Biodinâmica, Criogas, MAS Engenharia e MEP Arquitetura, Conselho Regional de Odontologia (CRO), Ouvidoria da UEL, Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), Laboratório de Medicamentos (LM), Sistema de Arquivos da UEL (SAUEL), Coordenadoria de Comunicação (COM), Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) e Assessoria de Auditoria Interna da UEL.