Londrina, Domingo, 17 de Junho de 2018 -  Busca

13/03/2018

HU inicia participação no Proadi-SUS

Infectologista Cláudia Carrilho comandou a primeira reunião técnica do projeto no HU

O HU da UEL é um dos 120 hospitais públicos ou filantrópicos selecionados no Brasil pelo Ministério da Saúde (MS) no Projeto Colaborativo "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga escala no Brasil", que é desenvolvido por meio do Programa de Apoio Institucional do SUS (Proadi-SUS). A inserção do HU ao programa foi formalizada pelo MS em dezembro, após visitas técnicas de seleção dos hospitais participantes e assinatura do termo de adesão ao programa.

A realização da reunião inaugural no HU, já com os diversos profissionais dos setores do hospital que serão envolvidos, inseridos por Ordem de Serviço, realizada recentemente, na Sala 501 do Centro de Ciências da Saúde (CCS), quando a coordenadora do Proadi-SUS no HU, a médica infectologista Cláudia Carrilho, e o médico intensivista da UTI, Adulto Marcos Tanita, fizeram uma exposição do programa aos profissionais.

Proadi - O Proadi é desenvolvido em parceria com o Institute for Healthcare Improvement e tem coo objetivo orientar os profissionais de saúde dos 120 hospitais selecionados quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à saúde no país, entre elas infecção na corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC); pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV); e a infecção do trato urinário (ITU). Com o novo projeto em execução, pretende-se evitar cerca de 8.500 acidentes adversos seguidos de morte por ano nas UTIs dos hospitais participantes.

A medida prevê também uma redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência dos pacientes nos leitos e com a utilização de insumos. O anúncio da iniciativa foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o 3º. Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, realizado em São Paulo.

O projeto terá duração de três anos e os 120 hospitais serão divididos em grupos coordenados por seis hospitais de excelência no Brasil - Hospital Alemão Osvaldo cruz (SP), Hospital Beneficência Portuguesa (SP), Hospital do Coração (SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês (SP) e Hospital Moinhos do Vento (RS).

Para Cláudia Carrilho, a participação do HU no programa trará muitos benefícios para o Hospital. "Precisamos do envolvimento de profissionais de todo o hospital no programa, vamos capacitar toda a equipe do HU para serem parceiros eficazes, envolver também pacientes e familiares nesse trabalho", ressalta. "Em algum momento do trabalho, todos os colaboradores serão chamados a atuar nesse grande projeto de segurança do paciente", complementa.

Segundo Cláudia, a UTI Adulto 1 será o primeiro foco desse trabalho. Marcos Tanita, da UTI Adulto, fez um breve relato da situação do HU na questão da segurança do paciente. Ele destacou a relação custo-benefício com o desenvolvimento do Proadi. "Quanto mais eficiente a aplicação do programa na instituição teremos mais pacientes atendidos com menos dias de internação, mais economia, representando aquisição de mais equipamentos e reformas no hospital, entre outros benefícios", diz o intensivista.

Tanita ressalta ainda a qualificação do HU, que é referência estadual em segurança do paciente. "Vamos aperfeiçoar o que já temos de bom, trabalhar melhor e de forma mais criativa, com soluções criativas, como já vem acontecendo nas UTIs e em diversos setores do HU", comenta.

(Com informações e FOTO da Assessoria de Imprensa do HU).

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h57 CEI/Campus recebe pais e apresenta nova diretora posssui-foto
  10h43 Novos gestores destacam autonomia
  10h11 Projeto estuda ação da psicologia na Justiça
  10h11 Pesquisa avalia juventude e desigualdades