Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
13/03/2018  

Aintec alerta sobre proteção do conhecimento em empresas tecnológicas

Agência UEL

Empresas de base tecnológica, como o próprio nome já diz, baseiam as inúmeras atividades na inovação tecnológica voltada para o mercado. O que significa dizer que o objetivo desses empreendimentos é desenvolver produtos ou processos inovadores gerados a partir de um conhecimento científico. São conhecimentos que uma empresa pode proteger patentes, softwares, desenho industrial e marca.

São classificados como inovadores produtos e serviços iguais no mercado e por isso proteger o conhecimento é importante para garantir a exclusividade e o lucro do que é criado pela empresa. "Para não correr o risco de ter sua propriedade intelectual roubada e utilizada por outra empresa, os empreendedores precisam conhecer e providenciar a proteção do conhecimento gerado por eles antes de iniciar suas atividades no mercado", explica a coordenadora do Escritório de Propriedade Intelectual (EPI), da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (AINTEC), Isabela Guedes.

A proteção do conhecimento possibilita que seu criador possa explorar a tecnologia com exclusividade, em um determinado território, por um período limitado de tempo. "Ao mesmo tempo, essa proteção fomenta novas pesquisas e invenções à medida que proporciona material suficiente para medir a evolução de uma determinada tecnologia com o passar do tempo, oportunizando seu melhoramento", ilustra Isabela.

A Aintec oferece os serviços de proteção de conhecimento para a comunidade interna da UEL, para empresas incubadas e empresas e empresários externos. "O valor trabalhado pela Aintec nesse tipo de serviço é bem abaixo do mercado, visto que o objetivo da Agência não é o lucro, e sim a proteção do conhecimento e aprimoramento tecnológico da comunidade interna e externa à universidade", esclarece Isabela. O EPI também atende, com essa carta de serviços, pelo Sebraetec, um programa nacional do Sebrae, que tem o objetivo de aproximar prestadores de serviços tecnológicos dos pequenos negócios.

Proteção - Com o objetivo de defender a proteção intelectual, a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) incentiva as empresas incubadas a protegerem seu conhecimento.

Ao assinar o contrato com a Intuel, as empresas ganham um serviço de propriedade intelectual gratuito. Esse serviço pode ser qualquer um dos que são oferecidos pelo EPI, incluindo também acompanhamento processual de propriedade intelectual. Ao apresentarem outras demandas por registro ou acompanhamento de propriedade intelectual, as incubadas podem ganhar um desconto de até 15%.

As empresas que desejam solicitar um serviço de propriedade intelectual no EPI podem entrar em contato pelos e-mails aintecsec@uel.br, aintepi@uel.br, ou pelo telefone (43) 3371-5812 e solicitar um orçamento.

(Com informações da Intuel/Aintec).


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br