Londrina, Domingo, 17 de Junho de 2018 -  Busca

13/03/2018

Campus recebe Posto de Atendimento da CMTU posssui-foto

Estrutura funciona em sala localizada no prédio do Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC)

Começou a funcionar ontem, segunda-feira (12), o posto de atendimento da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) exclusivo para os alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com direito à isenção de 50% e 100% na tarifa do transporte coletivo.

Viabilizada por meio da concessionária TCGL, a estrutura funciona no prédio do Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC), no Campus Universitário. O cadastro no local, voltado tanto aos estudantes que já possuem o cartão de ônibus quanto para os que ainda não têm o dispositivo, pode ser feito até o dia 27 de abril, das 8 às 17 horas.

Para realizar a inscrição no Programa de Transporte Escolar Municipal (PTEM), o interessado deve fornecer declaração de matrícula ou grade curricular, bem como o formulário de solicitação de créditos escolares preenchidos e assinados pela universidade.

Para comprovar que o beneficiário mora no mínimo 1,5 km longe da instituição de ensino, também é necessária a apresentação de comprovante de residência em Londrina, que deve estar no nome do estudante ou dos pais.

Outro requisito é a entrega de uma cópia da Certidão de Nascimento ou do RG, além do CPF. O modelo de documento para pedido dos passes está disponível para impressão no site da CMTU, no endereço no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

Locais - Segundo o gerente de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, o posto na UEL foi montado em função da grande de quantidade de usuários da instituição. "Trata-se do maior centro acadêmico de Londrina, que reúne mais de 18 mil universitários. Devido ao elevado público, decidimos levar o atendimento para dentro da instituição", explicou.

Para os alunos que ainda não têm o cartão, a requisição pode ser feita tanto no Sebec quanto na Loja de Créditos da rua Quintino Bocaiúva, nº 351, no centro da cidade. A diferença é que, na UEL, a retirada do dispositivo ocorre no dia útil posterior à solicitação, enquanto na Quintino o passageiro deixa o posto de cadastro com ele em mãos.

Além destas opções, os interessados ainda podem realizar o procedimento em outros guichês da TCGL, distribuídos no piso intermediário do Terminal Central, no 1º andar do shopping Royal Plaza, no Super Muffato da avenida Duque de Caxias e na rua Quintino. Nestes pontos, no entanto, o atendimento é só para aqueles que já possuem o cartão transporte.

De acordo com Wilson de Jesus, a estrutura disponibilizada no campus da UEL visa agilizar os cadastros, diminuindo as chances de formação de filas. Como a maioria dos cursos na instituição inicia o ano letivo somente na próxima segunda-feira (19), os estudantes podem adiantar o pedido. "A indicação é que os usuários aproveitem essa semana sem aulas e se antecipem no cadastramento", disse.

Tarifa - De acordo com a Lei 12.641/2017- que instituiu o Programa de Transporte Escolar Municipal (PTEM) em Londrina, têm direito à isenção integral no valor do bilhete de ônibus os estudantes de graduação que comprovarem inscrição no Cadastro Único (CADÚnico) e em ao menos um dos programas sociais ofertados pelos governos federal, estadual ou local em que seja obrigatória a confirmação de renda.

Estes educandos devem comparecer, primeiramente, ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região onde residem ou a algum outro órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social. No atendimento, precisam solicitar a folha resumo do CADÚnico, que precisa ser entregue durante o cadastramento na TCGL devidamente preenchida e assinada pela assistente social responsável.

Já o comprovante de inscrição em benefício deve ser emitido junto ao responsável pela administração do cadastro, como a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, por exemplo. Os alunos que não cumprem estes requisitos têm acesso, automaticamente, à meia passagem.

(Com informações da N.Com/ Assessoria CMTU)

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h57 CEI/Campus recebe pais e apresenta nova diretora posssui-foto
  10h43 Novos gestores destacam autonomia
  10h11 Projeto estuda ação da psicologia na Justiça
  10h11 Pesquisa avalia juventude e desigualdades