Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

08/03/2018

Sede do NEAB entra em fase final de construção

Casa de madeira tem 83 m²

A nova sede do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UEL está em construção em terreno localizado ao lado do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), próximo a uma das entradas localizadas no Calçadão. A obra, uma casa de madeira (peroba-rosa) de aproximadamente 83 m², entrou em fase de finalização.

A montagem da casa começou em janeiro deste ano. Segundo informações da diretora do Neab, professora Maria Nilza da Silva, a expectativa é que a obra seja entregue em abril. As fundações e as paredes da casa estão prontas. Já a instalação de portas e janelas e rede elétrica e hidráulica estão em fase de finalização.

A nova sede é uma casa de madeira doada à UEL no ano de 2006 pela familia Kitahara. Em 2014 a casa foi repassada ao Neab, mas devido à deterioração de parte do material foi preciso iniciar processo de reforma e beneficiamento da madeira utilizada na construção. O projeto é realizado em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), sob coordenação do professor Antonio Carlos Zani, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Em 2017 foram realizadas pela equipe do Neab campanhas e eventos a fim de arrecadar verba para a construção da nova sede. Conforme informou a diretora do NEAB, foram arrecadados aproximadamente R$ 11 mil. Os recursos, segundo ela, foram utilizados na compra de materiais e contração de parte da mão-de-obra. Além da comunidade interna, a iniciativa recebeu apoio de empresas e entidades da região por meio de doações de verba e serviços. Ela ressalta ainda que a Prefeitura do Campus Universitário (PCU) também auxiliou na construção com serviços de marcenaria.

A diretora lembra que o Neab estava sem sede própria desde 2006, o que levou o setor a ocupar salas no CTU até 2013. Desde 2016 o Núcleo está em uma sala que pertence ao CCH. Para Maria Nilza, a nova sede trará várias melhorias para o funcionamento do setor, uma vez que será utilizada para cursos de formação de professores, encontros de grupos de estudos e ações afirmativas.