Londrina, Domingo, 20 de Maio de 2018 -  Busca

08/02/2018

Eduel conquista mercado editorial internacional posssui-foto

Com mais de 350 livros ativos no catálogo e mais de 250 e-books publicados desde 2016, a Editora da UEL (EDUEL) abre o ano com novidades e modernização nos serviços. São a entrada no mercado editorial internacional (www.eduel.online), emissão de nota fiscal para comercialização de obras em sites nacionais e internacionais. Tudo isso aliado à rapidez dos processos, com publicação de livros e e-books em até seis meses após a aprovação do Conselho Editorial.

Desde o segundo semestre do ano passado, a Eduel iniciou as atividades como editora internacional. Com isso, autores de outros países podem publicar obras em mais cinco idiomas: Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Alemão, além do Português. Duas publicações estrangeiras já foram lançadas e também disponibilizadas como e-books, e outras quatro estão em processo de publicação.

A Eduel também realizou parcerias com editoras de outros países, como a Presses Universitaires de France (PUF), por exemplo, em que realizou tradução de obras em francês para o português. Sem dúvida, oferta dos novos serviços só reforça a posição da Eduel entre as editoras universitárias brasileiras, junto com a Editora Unicamp e Edusp, da Universidade de São Paulo (USP).

Autores de outros países podem publicar obras em mais cinco idiomas

Para o diretor da Eduel, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello, as publicações estrangeiras e parcerias com editora de outros países colocam a UEL em destaque, o que contribui diretamente para a internacionalização da Universidade. "Agora, sobretudo com essa proposta do e-commerce, nota fiscal e editora internacional, a Universidade tem portas de entrada no mundo inteiro. É possível, por exemplo, uma pessoa no Japão acessar uma obra nossa e fazer a compra desse produto, e se alguém de lá quiser fazer uma publicação aqui, isso é totalmente viável. Só houve avanço e a Universidade ganhou", observa o diretor.

Luiz Carlos informa ainda que a emissão de nota fiscal só foi possível pela mediação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL), em um processo que durou cerca de três anos. Ainda segundo Migliozzi, este foi o grande ponto que permitiu divulgar e comercializar as obras da editora pelo e-commerce. "Com a nota fiscal, consegue-se fazer isso de forma legal. E por causa disso, a Eduel divulga e comercializa seus livros no planeta inteiro. Hoje temos contratos comerciais com uma série de empresas", explica. Entre as empresas, ele cita Amazon, Google Play Books, Ibooks, Barnes&Noble, Wook, Livraria Cultura, Saraiva, Mercado Livre, dentre muitas outras em que é possível encontrar obras publicadas pela Eduel.

Publicação - A Eduel realiza cerca de 30 publicações por ano. Luiz Carlos Migliozzi lembra que a editoria universitária da UEL não cobra para fazer as publicações, o que é um grande benefício para os autores que desejam publicar suas obras. Além disso, ele afirma que, como a Eduel publica seus livros nas versões física e digital, isso caracteriza duas publicações distintas, com diferentes ISBNs. "Isso duplica a pontuação do pesquisador e de seu Programa de Pós-Graduação junto à CAPES", observa Luiz Carlos.

Para realizar a publicação pela Eduel, o autor deve encaminhar o material, que será submetido a dois pareceristas externos para avaliarem o conteúdo. Após o parecer, o material é enviado ao Conselho Editorial, formado por 10 membros - professores de todos os Centros de Estudos da UEL. Com base nos pareceres, o Conselho delibera sobre a publicação da obra.

Aprovada a publicação do livro pelo Conselho Editorial, a EDUEL garante, em contrato, o lançamento da obra em até seis meses. O curto período de produção aliado aos canais em que atualmente as obras da Eduel estão disponibilizadas é outro ponto de destaque. "Um pesquisador que publica seu livro em uma editora universitária tem a finalidade última de divulgar sua pesquisa. Agora eles podem fazer isso por meio desses canais, que hoje se abriram", afirma o diretor.

O diretor da Eduel explica que, com a obra pronta, o autor terá 10% da tiragem em forma de livros."O autor poderá pegar a obra em consignação, com 40% de desconto para realizar a venda", acrescenta ele. Atualmente, a produção dos livros é feita integralmente na Universidade, que realiza a impressão pela Gráfica da UEL. Com essa produção interna, o diretor da Eduel afirma que sai de cena a ideia de "livro esgotado", pois a reimpressão do livro pode ser feito a qualquer momento.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h11 Seminário reúne integrantes da Comissão Nacional de Ética
  16h47 UEL integra organização da Conferência de Restauração Ecológica
  17h41 CD do Trio Mambembe neste sábado (19) na UEL FM
  16h56 Departamento oferta cursos de guarani e kaingang