Londrina, Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018 -  Busca

07/02/2018

Pesquisa sobre corrida seleciona voluntárias

Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biomecânica Aplicada do Centro de Educação Física e Esporte da UEL seleciona mulheres que praticam corrida. Elas irão participar de levantamento sobre os impactos na coluna em decorrência dos deslocamentos dos seios em corrida (em esteira) e quais os equipamentos (calçados e suporte de busto) mais adequados para a prática do exercício

As interessadas em participar da pesquisa podem entrar em contato pelo e-mail jucris.leme@gmail.com ou pelo telefone (43) 99618-3574. As selecionadas deverão se encaixar em condições específicas e a participação será apenas uma vez, de forma individualizada e sem exposição. Devem ser capazes de correr em esteira, não podem ter feito cirurgia no seio, não estar grávida nem em lactação.

A mestranda Juliane Cristiana Leme é orientada pelo professor Felipe Arruda Moura, do Departamento de Ciências do Esporte

A pesquisa é desenvolvida pela mestranda em Educação Física, Juliane Cristiana Leme, orientada pelo professor Felipe Arruda Moura, do Departamento de Ciências do Esporte. O trabalho é intitulado "Análise das curvaturas da coluna e da cinemática dos seios com diferentes mulheres durante a corrida calçada". Juliane é bolsista da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Juliane Cristina explica que as participantes deverão correr numa esteira com marcadores refletivos acoplados à pele que vão registrar o movimento dos seios e da coluna, em três ritmos diferentes. No total, são observadas 11 combinações distintas, entre ritmo, calçados e tops. Cada participante receberá depois um laudo indicando o melhor top e calçado para o seu caso.

A mestranda testa diferentes modelos de tênis e suportes em mulheres de diferentes tamanhos, de seio, de altura e de faixa etária. Segundo ela, a falta de um top adequado pode causar desconforto e dores nos seios, mas em casos mais graves, já relatados na literatura, houve até fratura de costela. E não se trata de atletas que competem, mas de mulheres que correm por hábito.

Os equipamentos testados foram adquiridos com recursos financeiros da Fundação Araucária. Os suportes de busto em teste custaram em torno de 200 reais cada, e os tênis, aproximadamente 500 reais. Os primeiros permitem ajustes para até 25 tamanhos diferentes e os calçados vão do número 36 a 38. Quanto à faixa etária, são mulheres de 18 a 30 anos.

Comparação - O professor Felipe explica que é feita uma comparação entre dois modelos de tênis: o tradicional e o minimalista que, apesar de ter um sistema de amortecimento, é mais leve, flexível e permite um ritmo mais rápido, simulando uma corrida descalça, além de ser uma tendência atual da indústria, a partir de estudos mais recentes - embora outros estudem sigam em linha diferente. Já o top é de um modelo que encapsula totalmente os seios, assegura alta sustentação e reduz o deslocamento. Juliane observa que às vezes as mulheres preferem o modelo mais bonito ao mais eficiente, e às vezes até abandonam a prática em razão de não possuir um top adequado.

O estudo conta ainda com a participação de duas alunas de Educação Física, bolsistas de Iniciação Científica, Luíza Banks, bolsista do CNPq (3º ano do Bacharelado) e Yasmin Reis, bolsista da UEL (1º ano da Licenciatura).

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h34 Reitoria esclarece sobre o novo SIAF posssui-foto
  10h41 HU realiza curso para gestantes posssui-foto
  17h52 Conselho Universitário aprova regimento para eleições na UEL

Jornal Notícia 1.372