Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
19/01/2018  

Campanha quer reduzir consumo de água e energia no CESA posssui-foto

Agência UEL

Faixa alerta os frequentadores do CESA sobre Campanha "Seja UEL"

A Campanha "Seja UEL" foi lançada nesta sexta-feira (19) pelos alunos do 6º período do curso de Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). A iniciativa é resultado de projeto desenvolvido dentro da disciplina Administração Socioambiental e tem como objetivo incentivar o uso racional da água e da energia na UEL.

A ação é coordenada pela professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração. "Essa Campanha é um trabalho de sensibilização socioambiental, que por meio de uma metodologia ativa, considerada uma proposta pedagógica inovadora que propõe aos alunos maior integração e pertencimento com o espaço que ocupam", explica a professora Lilian Aligleri.

A Campanha "Seja UEL" é uma construção coletiva que une 28 alunos para alertar os frequentadores do CESA sobre os impactos ambientais do desperdício de água e energia elétrica. A intenção é reduzir o consumo em 10% por meio da colagem de adesivos em toda extensão do Centro - banheiros, interruptores, janelas e escadas. O material educativo alerta sobre a importância da economia de água e energia em salas, banheiros e corredores. O macaco Super-Herói, cujo nome é Cesinha, é o mascote que ilustra o material da campanha.

Alunos percorreram salas de aula para divulgar ação educativa
 

O CESA gasta por mês R$ 9.476 com água e esgoto, o representa cerca de 5% do consumo da UEL. Só o consumo total de energia soma 2,5% do total gasto por mês pela Universidade. A estudante Letícia Sampaio fala sobre o projeto. "A gente aprende muito mais dessa maneira, do que se esse conteúdo fosse passado dentro da sala de aula. A assimilação do conteúdo é muito mais fácil, porque coloca em prática a teoria", disse a aluna.

Já a aluna Danielle Garcia aponta que os gastos para a manutenção de uma universidade do tamanho da UEL são altos. "É possível ter um consumo adequado a partir da conscientização dos usuários do Centro. E a Campanha colabora para isso", acrescentou. 

Uma das salas de aulas visitadas pelos alunos para divulgação da Campanha Seja UEL foi a do professor Rafael Santana, do Departamento de Administração. Ele reforçou a ideia da iniciativa para os demais alunos. "É muito importante que o último aluno ao sair da sala apague a luz e desligue o ar-condicionado. A Terra e as contas agradecem", disse o professor. 

O projeto envolve temas vinculados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, também denominados de Agenda 2030. E conta com o apoio e parceria da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Departamento de Design, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), além da direção do CESA e Colegiado do Curso de Administração.

Adesivos foram colados em banheiros do CESA



rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br