Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

19/01/2018

Mestrado Profissional de Sociologia em Rede posssui-foto

Até 9 de fevereiro, o programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) recebe inscrições. No total, são ofertadas 192 vagas para ingresso em 2018, distribuídas por oito instituições de educação superior (IES) associadas. A UEL é uma das instituições associadas, com a oferta de 16 vagas. Provas de conhecimentos serão aplicadas em 20 de fevereiro, e a divulgação do resultado está prevista para 19 de março.

Para participar da seleção é necessário ser professor licenciado de Sociologia na rede pública de educação básica ou possuir um diploma de licenciatura e demonstrar interesse em atuar no ensino de Sociologia no ensino médio.

Coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o programa é gratuito e semipresencial, com algumas disciplinas e atividades realizadas a distância por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Durante o curso, que tem duração de 24 meses, o aluno deve cursar seis disciplinas obrigatórias e duas optativas, perfazendo 450 horas de aula. Ao final, deve apresentar uma dissertação.

O processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira é uma prova escrita de conhecimentos, a ser aplicada em 20 de fevereiro; a segunda, que ocorre de 8 a 13 de março, é uma entrevista sobre uma carta de apresentação do candidato.

Rede nacional - O ProfSocio é parte do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Gerido pela Diretoria de Educação a Distância da CAPES, o PROEB reúne cursos de mestrado profissional em rede nacional nos formatos presencial ou semipresencial voltados a professores da educação básica.

O PROEB possui atualmente cursos nas áreas de Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física - MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica - professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Confira o edital do ProfSocio e mais informações na página do programa - endereço http://www.profsocio.ufc.br/selecao-2018/.

(Com informações da CCS/CAPES/Brasília).

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372