Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

12/12/2017

Alunos fazem visita técnica a museus e arquivos de São Paulo posssui-foto

Alunos do curso de Especialização em Patrimônio e História, do Departamento de História , do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), fizeram recentemente visita técnica a museus e arquivos de São Paulo. O objetivo é mostrar aos alunos práticas de trabalhos e as diferentes metodologias arquivísticas adotadas pelas mais importantes instituições da área.

Além de visita técnica às instalações do Arquivo do Estado de São Paulo, considerado um dos mais modernos da América Latina, o grupo visitou a Estação Ferroviária da Luz, patrimônio da história ferroviária, e os museus: Pinacoteca, Museu da Resistência, Museu de Arte Sacra, Museu da Imigração, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arte Moderna (MAM) e o Museu Afro-Brasil.

A visita técnica foi planejada pelos alunos e servidores técnicos da UEL, que atuam como professores colaboradores no curso, Cacilda Maesima, responsável pela disciplina "Arquivos e Acervos Históricos", e Edson Holtz, que ministra a disciplina "Museus, Acervos e Exposições". Os alunos também contaram com a monitoria da professora do Departamento de História, Edmeia Ribeiro.

O grupo também visitou arquivos e museus de Londrina. Para os professores, a viagem é a oportunidade de conhecer na prática o trabalho com acervos arquivísticos e museológicos, além da diversidade de possibilidades de expografias mantidas por museus de Arte ou Históricos.

Ainda segundo o coordenador do curso, professor Rogério Ivano, do Departamento de História, os resultados positivos desta viagem e a importância na formação dos alunos serão considerados para a possível inclusão da visita técnica nos tópicos do programa das duas disciplinas do curso.

O curso de Especialização em Patrimônio e História é ofertado a cada dois anos. A próxima turma será realizada em 2019.