Londrina, Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018 -  Busca

08/12/2017

Associação de Reitores se manifesta sobre episódio na UFMG

Em nota pública, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) se manifestou oficialmente nesta quarta-feira (6) sobre a ação policial desencadeada esta semana na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A entidade, que reúne 45 Universidades de todo o país, inclusive a UEL, cobrou dos órgãos governamentais esclarecimentos a respeito das razões da condução coercitiva contra dirigentes e ex-dirigentes da UFMG, considerando tal atitude como inconstitucional.

Abaixo a íntegra da Nota Oficial emitida pela ABRUEM

Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM)

Nota Oficial

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), em nome de uma comunidade de mais de 800 mil pessoas entre alunos, funcionários e docentes, repudia a ação inconstitucional protagonizada nessa quarta-feira (06) por agentes da Polícia Federal, conduzindo ilegalmente dirigentes e ex-dirigentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Possivelmente ancorados por autoridades superiores, policiais repetiram atitudes comuns de um Estado ditatorial, ignorando a legislação e promovendo, mais uma vez, um espetáculo midiático desnecessário, manchando para sempre a imagem profissional e pessoal de lideranças universitárias respeitadas em todo o País, em um episódio que faz lembrar a recente prisão arbitrária do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A ABRUEM exige que os órgãos governamentais envolvidos prestem esclarecimentos a respeito das razões da condução coercitiva antes mesmo de uma simples intimação para prestar esclarecimentos.

Os reitores das 45 universidades afiliadas à ABRUEM relembram que a sociedade brasileira vem reconsolidando diariamente os valores democráticos na República Federativa do Brasil ao longo dos últimos 30 anos. É inadmissível que uns poucos sejam auto-investidos de poderes que extrapolam o Estado de Direito, pretendendo legitimar, reitera-se, práticas típicas de uma Ditadura.

Brasília, Capitais de Estado e dezenas de cidades-sede de Campi Universitários por todo o território nacional, em 06 de dezembro de 2017

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h31 ARI divulga bolsas para mestrado na Itália
  17h22 Curso Gestão de Projetos é direcionado aos servidores
  15h58 Formandos de 11 cursos colam grau em cerimônia especial posssui-foto
  15h04 Inscrições para FameLab vão até 28 de fevereiro