Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

21/11/2017

Solenidade marca 20 anos dos cursos Design Gráfico e Moda posssui-foto

Cerimônia no Anfiteatro do CESA foi marcado por homenagens aos professores, servidores e alunos dos cursos

Cerca de 150 professores, estudantes e servidores da UEL participaram na manhã desta terça-feira (21) da cerimônia de abertura das comemorações pelos 20 anos de criação dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). O evento no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) foi marcado por homenagens aos professores, servidores e alunos dos cursos, pela contribuição que resultaou no desenvolvimento e sucesso das graduações do Departamento de Design.

Participaram da solenidade de abertura o vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos, a chefe do Departamento de Design, Paula da Silva Hatadani, a vice-diretora do CECA, Danielle de Marchi Tozatti, e os chefes dos colegiados dos cursos de Design de Moda e Gráfico, Rogério Zanetti Gomes e Marlene de Oliveira Castro. A cerimônia foi conduzida pela professora e diretora da Gráfica da UEL, Cristianne Cordeiro Nascimento.

A mesa fez diversas homenagens a personagens dessas duas décadas de história. O professor Rogério Gomes expôs como resultado do intenso trabalho, as notas 4 e 5 no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cursos de Design de Moda e Design Gráfico. Ele também agradeceu em especial às criadoras dos cursos. "Caso essas mulheres corajosas não estivessem escrito aquele primeiro documento, nenhum de nós estaria aqui e não teríamos formados esses mais de mil designers", afirmou o professor.

Os presentes puderam ouvir uma retrospectiva pontuada pelos acontecimentos dos últimos 20 anos, ministrada pela professora Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, responsável pela criação, ao lado das professoras Margareth Daher e Rosane Martins, respectivamente, dos primeiros projetos pedagógicos dos cursos de Estilismo em Moda e Desenho Industrial, hoje Design de Moda e Design Gráfico.

A professora finalizou a apresentação com agradecimentos, reforçando que o sucesso dos cursos é resultado da coletividade na realização de um trabalho de qualidade. "Foi uma luta, mas demos conta. Isso tudo tem um grande valor, o valor do compartilhamento. Como a gente começa a gente termina: unido. Não tentamos fazer as coisas sozinhos, porque sozinhos não vamos a lugar algum. Somos uma equipe, e por isso todos foram importantes", apontou ela.

A programação em comemoração pelos 20 anos dos cursos segue até dezembro, dentro e fora do Campus Universitário, com oficinas, aulas especiais, mesas-redondas e debates.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372