Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

10/10/2017

Alumni-UEL pretende auxiliar na reforma da sede histórica do DCE

Ex-alunos da UEL pretendem reunir esforços para ajudar a atual diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) a reformar a sede histórica da entidade, localizada no cruzamento da Rua Hugo Cabral com Piauí, no centro de Londrina. Esta foi uma das propostas aprovadas pela recém-fundada Alumni-UEL, que congrega ex-estudantes da Universidade interessados nas demandas da Instituição.

A primeira assembleia da entidade foi realizada no último dia 5, na Sala dos Conselhos, no Campus. A diretoria eleita é composta pelo médico Gilberto Martin e pelos advogados Maria Isabel Puntel e Gabriel Melhado. A entidade tem ainda ex-presidentes do DCE das décadas de 1970/1980, o advogado Alberto de Paula Macedo e juiz do trabalho, Reginaldo Melhado.

Segundo o advogado Alberto de Paula, a proposta surgiu a partir de uma demanda trazida pelos membros do atual DCE aos antigos dirigentes da necessidade de reformar e revitalizar a sede histórica do Diretório, no centro de Londrina. A partir daí a proposta cresceu com a criação de uma Associação de Egressos, a exemplo do que acontece em Universidades norte americanas e europeias.

Para Alberto de Paula, a reforma da antiga sede é importante para resgatar a história do movimento estudantil de Londrina e do Paraná, enquanto local de resistência quando o país vivia reconhecida restrição de liberdade. "Hoje se temos democracia isto se deve em muito aos movimentos que ocorreram nas Universidades brasileiras", afirma o advogado.

A Associação pretende apoiar o DCE no levantamento de recursos para a reforma, além de defender causas e prerrogativas da Universidade, ajudando na interlocução com a sociedade. "A Universidade foi definitiva na formação de inúmeros profissionais, que devem ajudar a Instituição que representa um dos maiores patrimônios da cidade", defendeu Alberto de Paula.