Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

10/10/2017

Plantio da 46ª peroba marca aniversário da UEL

Para marcar o aniversário de 46 anos da Universidade Estadual de Londrina, completados no último sábado (7), será realizado nesta quarta-feira (11), às 9 horas, no Bosque Perobal, localizado nas proximidades do RU, o Plantio da 46ª Peroba, árvore símbolo da UEL. A cerimônia oficial vai contar com a apresentação da Banda Dantzig Big, além de convidados e autoridades de Londrina e região.

Em caso de chuva o evento será transferido para o Anfiteatro do PDE. O plantio da peroba será realizado pelo engenheiro Atsushi Yoshii e a esposa Kimiko Yoshii, proprietários da Construtora A. Yoshii, responsável pela construção em 1997 do prédio que hoje abriga a Agência de Inovação (AINTEC) e a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL).

A AINTEC foi criada em 17 de abril de 2008 a partir da resolução do Conselho Universitário nº 065/2008, em atendimento à Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004). A AINTEC tem como objetivo gerir a política de inovação tecnológica da UEL, por meio da identificação e transferência das criações geradas na Universidade para a sociedade e o mercado, além de atender suas demandas tecnológicas. O objetivo é a criação de empresas de base tecnológica.

Atualmente, o setor conta com nove empresas incubadas. Além de estrutura física, oferece cursos em áreas específicas, como gestão financeira e mercado. As quatro unidades da AINTEC são a INTUEL, o Escritório de Propriedade Intelectual (EPI), o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT) e o Escritório de Design (EDN).

Aposentados - Também como parte das atividades de comemoração dos 46 anos da Universidade, 166 servidores, aposentados recentemente - 1º de agosto de 2016 a 1º de agosto de 2017, foram homenageados. Eles receberam certificado de reconhecimento pelo tempo dedicado à Universidade. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Anfiteatro do CESA, com a presença da reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, no último dia 2.

UEL em Números - Hoje, a UEL oferece 53 cursos de graduação, totalizando a oferta de 2.482 vagas, e outras 598 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A Universidade tem 47 programas de mestrado, 24 de doutorado, 55 especializações. Segundo a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), a comunidade universitária é formada por 22.980 pessoas, entre 4.9112 servidores (técnicos-administrativos e professores), 12.909 alunos de graduação, e outros 5.159 alunos de pós-graduação (doutorado, mestrado e especialização).

O curso de Moda da UEL é o 5º melhor do país, segundo Ranking Universitário Folha 2017 (RUF), divulgado no último mês. Outros quatro cursos de graduação também foram classificados entre os 10 primeiros do país: Medicina Veterinária, Biomedicina , Biologia e Fisioterapia. O RUF apontou a UEL como 25ª colocada entre as melhores universidades brasileiras, e a 3ª entre as do Estado.

Foram avaliados 31 cursos de graduação da Universidade, sendo que 16 deles estão entre a 11ª a e 20ª colocação entre os melhores do país. A instituição conquistou nota final de 82,86 num máximo de 100, conforme os indicadores Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização.

Além do RUF, a UEL tem três Programas de Pós-graduação com desempenho equivalente ao alto padrão internacional, segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): Ensino de Ciências e Educação Matemática, nota 7, máxima na escala e os programas de Patologia Experimental e Ciência Animal, com nota 6.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372