Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

09/10/2017

Plenária de Reitores reúne quase 50 participantes em Foz posssui-foto

Plenária de Reitores da Zicosur Universitaria, rede latino-americana presidida pela reitora da UEL, aprovou novo formato para mobilidade de estudantes de graduação

A Reunião Plenária de Reitores da Red Zicosur Universitária, realizada na última sexta-feira (6), em Foz do Iguaçu, registrou a presença de 47 participantes, sendo 19 Reitores ou Vice-reitores, além de Assessores de Relações Internacionais de 21 universidade públicas da Argentina, Brasil, Bolivia e Paraguai. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (10) pela coordenação da Rede presidida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão.

Além da expressiva participação na segunda plenária de 2017, o I Encontro de Assessores Internacionais Zicosur Universitaria, realizado no dia anterior (5), registrou a presença de 27 representantes de 17 Universidades membros. Os eventos terminaram na última sexta, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz, e tiveram a Unioeste como universidade anfitriã.

Durante os dois dias os representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior discutiram formas de fomentar a internacionalização nesta macrorregião do centro oeste Latino Americano onde também participa o Chile como país membro da Red Ziosur. Entre os assuntos discutidos se destacaram alternativas para expandir a integração acadêmica - tanto no ensino como na pesquisa e em projetos culturais - e incrementar os programas de mobilidade estudantil, de docentes e administrativo entre as Instituições. Os reitores aprovaram um novo formato para a mobilidade dos estudantes de graduação, potencializando a troca de experiências nas diferentes áreas do conhecimento. A nova sistemática flexibiliza os programas e ampliam as possibilidades de realização de projetos de ensino e de pesquisa comuns.

Também aprovado em plenária um modelo único de Acordo Marco para as 34 instituições que integram a Rede, sua participação e o posicionamento da Zicosur Universitária na CRES 2018, que será realizada em Córdoba (Argentina) e sua vinculação com outras redes, organismos de pesquisa e projetos que promovam a expansão e o desenvolvimento no processo de internacionalização e difusão do conhecimento, como o Enlaces/Riesal, Caminos, OEI e AIUP, associação que promove também o intercâmbio na pós-graduação.

Os participantes ainda definiram data e local para a II plenária da Rede Zicosur, que será realizada nos dias 3 e 4 de maio do próximo ano, em Assunção (Paraguai), tendo a Universidade Nacional de Asunción (UNA), como anfitriã, e Plenária em que será oficializado o acordo macro de cooperação entre as Universidades que integram a entidade.

A plenária dos reitores aprovou também a inclusão na Red da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que tem cerca de 10 mil estudantes divididos em 15 campi. A UEMS tem experiência em acordos internacionais por meio da Rede Universitária da Rota Bioceânica, que congrega 12 Universidades brasileiras, do Chile, Argentina e Paraguai. A entrada na Zicosur Universitária busca oferecer outras oportunidades para estudantes e professores da UEMS.

Nos dois dias que precederam a Plenária de Reitores da Zicosur Universitária, a Unioeste promoveu o VI Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES) e o Encontro Regional Sul Faubai, debatendo perspectivas e desafios para a internacionalização das Universidades. Os eventos foram coordenados pelo Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com apoio da Fundação Araucária e Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372