Londrina, Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017 -  Busca

06/10/2017

Universidades Latinas aprovam novo modelo de mobilidade posssui-foto

Reitores e Assessores Internacionais de mais de 30 Universidades da macrorregião do centro oeste Latino Americano aprovaram nesta sexta-feira (6) um novo modelo de mobilidade acadêmica para estudantes de graduação, que deverá facilitar a integração entre as Instituições de Ensino Superior. O novo modelo foi aprovado em plenária no I Encontro do Grupo de Assessores Internacionais da Rede Zicosur Universitária, que terminou nesta sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu.

Segundo a presidente da Rede Zicosur, reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, a nova regra prevê que as Instituições participantes disponibilizem vagas para mobilidade, que deverão ser oferecidas por meio de editais a serem divulgados em todas as mais de 30 Universidades que integram a entidade. Antes os acordos eram bilaterais e definidos por sorteio.

De acordo com a presidente da Rede Zicosur, a proposta aprovada nesta sexta-feira deverá incrementar os programas porque possibilita que Universidades que têm afinidade em determinadas áreas do conhecimento possam manter programas de mobilidade. "O sistema de mobilidade ficou mais adequado porque flexibiliza os programas para as Instituições de Ensino participantes, e ao mesmo tempo, harmoniza a oferta de vagas", afirmou a presidente.

Além de definir o novo modelo, os reitores também discutiram o acordo macro de cooperação entre as Universidades que integram a Red Zicosur. O objetivo é criar um documento único para os programas de mobilidade acadêmica, que deverá ser aprovado oficialmente na próxima plenária prevista para ser realizada nos dias 3 e 4 de maio do próximo ano, em Assunção (Paraguai), tendo a Universidade Nacional de Asunción (UNA), como anfitriã.

Pelo menos 11 Instituições de Ensino Superior já acenaram a aprovação do documento bilíngue (português e espanhol). De acordo com a presidente da Rede Zicosur, as Universidades deverão agora fazer uma análise final antes da data de assinatura.

Nova representação - A plenária dos reitores aprovou também a inclusão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que tem cerca de 10 mil estudantes divididos em 15 campi. Segundo o reitor da UEMS, Fábio dos Santos Costa, o objetivo é utilizar novos contatos para ampliar os programas de mobilidade.

A UEMS tem experiência em acordos internacionais e coordena a Rede Universitária da Rota Bioceânica, que congrega 12 Universidades brasileiras, do Chile, Argentina e Paraguai. A Rede busca fomentar pesquisas para o desenvolvimento da Rota de Integração Latino Americana (RILA), que prevê ligar o Mato Grosso do Sul aos portos do Chile. A entrada na Red Zicosur busca oferecer outras oportunidades para estudantes e professores da UEMS.

Rede Zicosur - A Reunião Plenária de Reitores da Rede Zicosur foi realizada juntamente com o VI Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES) e o Encontro Regional Sul Faubai, debatendo perspectivas e desafios para a internacionalização das Universidades. Os eventos foram coordenados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio da Fundação Araucária e Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

10h11 Divisão de Música promove curso de violoncelo e contrabaixo
  14h21 UEL promove Simpósio Brasileiro de Orquídeas posssui-foto
  13h55 Autores e obras para o Vestibular 2019 posssui-foto

Jornal Notícia 1.370