Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

05/10/2017

IES Latinas e do PR reforçam aproximação acadêmica posssui-foto

Reunião foi presidida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, e pelo reitor da Universidade de Canindeyú (Paraguai), professor Adolfo Pacher (centro), além da assessora da Rede Zicosur, Lígia Barroso, e o reitor da Universidade Nordeste da Argentina, Amilcar Aguirre

Reitores, Assessores Internacionais e representantes de 20 Universidades Públicas Paranaenses e da América do Sul discutiram nesta quinta-feira (5) alternativas para expandir a integração acadêmica e programas de mobilidade entre as Instituições. O tema foi tratado no primeiro dia do I Encontro do Grupo de Assessores Internacionais da Red Zicosur Universitária, que prossegue até esta sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. O evento ocorre simultaneamente ao Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES), ambos coordenados pela Universidade Estadual do Oeste (Unioeste).

A reunião foi presidida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão e pelo reitor da Universidade de Canindeyú, do Paraguai, professor Adolfo Pacher. Os representantes das Universidades discutiram formas para aprimorar os programas de mobilidade e de integração entre as 34 Instituições do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai, como a utilização de um documento único entre as Universidades para facilitar os programas de mobilidade.

Na manhã de sexta-feira (6), os dirigentes destas Instituições Latino Americanas participam da plenária de reitores da Red Zicosur, quando fazem relatos de experiências e deverão assinar convênios, estabelecendo parcerias para o fortalecimento de ações de integração.

Professora Telma Gimenez, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL, fez um relato dos programas de mobilidade em curso na Universidade

SIIES - Ainda nesta quinta-feira (5), Assessores de Relações Internacionais das Universidades Estaduais paranaenses participaram da VI edição do Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES). A programação incluiu relatos de experiências desenvolvidas em todas as Instituições públicas estaduais, além da PUC (PR), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

A professora Telma Gimenez, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL, fez um relato dos programas de mobilidade em curso na Instituição. Segundo ela, hoje a UEL mantém 106 acordos de mobilidade e tem outros 20 em negociação. A instituição mantém atualmente 110 estudantes estrangeiros, volume considerado acima dos parâmetros brasileiros. A grande maioria dos estudantes estrangeiros é proveniente de países latinos e africanos, em virtude dos programas e convênios existentes. "Precisamos fortalecer novos acordos bilaterais para melhorar esta realidade", afirmou a professora.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372