Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
05/10/2017  

IES Latinas e do PR reforçam aproximação acadêmica posssui-foto

Agência UEL

Reunião foi presidida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, e pelo reitor da Universidade de Canindeyú (Paraguai), professor Adolfo Pacher (centro), além da assessora da Rede Zicosur, Lígia Barroso, e o reitor da Universidade Nordeste da Argentina, Amilcar Aguirre

Reitores, Assessores Internacionais e representantes de 20 Universidades Públicas Paranaenses e da América do Sul discutiram nesta quinta-feira (5) alternativas para expandir a integração acadêmica e programas de mobilidade entre as Instituições. O tema foi tratado no primeiro dia do I Encontro do Grupo de Assessores Internacionais da Red Zicosur Universitária, que prossegue até esta sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. O evento ocorre simultaneamente ao Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES), ambos coordenados pela Universidade Estadual do Oeste (Unioeste).

A reunião foi presidida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão e pelo reitor da Universidade de Canindeyú, do Paraguai, professor Adolfo Pacher. Os representantes das Universidades discutiram formas para aprimorar os programas de mobilidade e de integração entre as 34 Instituições do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai, como a utilização de um documento único entre as Universidades para facilitar os programas de mobilidade.

Na manhã de sexta-feira (6), os dirigentes destas Instituições Latino Americanas participam da plenária de reitores da Red Zicosur, quando fazem relatos de experiências e deverão assinar convênios, estabelecendo parcerias para o fortalecimento de ações de integração.

Professora Telma Gimenez, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL, fez um relato dos programas de mobilidade em curso na Universidade

SIIES - Ainda nesta quinta-feira (5), Assessores de Relações Internacionais das Universidades Estaduais paranaenses participaram da VI edição do Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES). A programação incluiu relatos de experiências desenvolvidas em todas as Instituições públicas estaduais, além da PUC (PR), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

A professora Telma Gimenez, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL, fez um relato dos programas de mobilidade em curso na Instituição. Segundo ela, hoje a UEL mantém 106 acordos de mobilidade e tem outros 20 em negociação. A instituição mantém atualmente 110 estudantes estrangeiros, volume considerado acima dos parâmetros brasileiros. A grande maioria dos estudantes estrangeiros é proveniente de países latinos e africanos, em virtude dos programas e convênios existentes. "Precisamos fortalecer novos acordos bilaterais para melhorar esta realidade", afirmou a professora.


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br