Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

18/09/2017

Campus terá avaliação periódica da pavimentação posssui-foto

Estudantes e professores do CTU participarão do projeto, que prevê pesquisa e avaliação

Para avaliar a qualidade da malha asfáltica do Campus Universitário, servidores da Prefeitura do Campus (PCU) e professores do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) se reuniram na tarde desta segunda-feira (18) para definir o acompanhamento da malha pelo próximos três anos. No mês passado, aproximadamente 25 mil metros quadrados de pavimentação do campus foram recuperados e recapeados.

O trabalho em conjunto visa à criação de uma Escala de Avaliação sobre a qualidade do asfalto, com nota máxima e mínima, que varia conforme o tempo. Como afirma o prefeito do Campus, Dari de Oliveira Toginho, a escala permitirá perceber o nível de desgaste do asfalto nos diversos trechos a serem definidos e quando a malha deverá passar por melhorias.

A avaliação da via asfáltica da Universidade já é realizada desde 2015 pelo projeto de pesquisa "Avaliação da condição de pavimentos a partir de uma escala visual", coordenado pela professora Heliana Barbosa Fontenele, do Departamento de Construção Civil, com colaboração do docente Carlos Prado Junior.

A pesquisa contará com a participação de estudantes de graduação e iniciação científica, mestrado e doutorado da área de Engenharia Civil. "O espaço público do campus vai ser o campo de estágio de diversos estudantes, o resultado vai subsidiar a pesquisa e a manutenção das vias", resumiu o prefeito do campus. O objetivo é que o trabalho se inicie com esta pesquisa e seja um modelo a ser replicado posteriormente pela Prefeitura.

Para o professor Carlos Prado Junior, a escala e os estudos realizados poderão ser utilizados além da Universidade. "O campus tem aproximadamente 235 hectares, a população semanal que circula chega a quase 30 mil pessoas, ou seja, é uma cidade de porte pequeno para médio. Dá para fazer do campus um laboratório fabuloso. E a gente tem tentado fazer isso na parte de infraestrutura e na parte de planejamento e transporte. É a tentativa de usar este espaço como forma de fazer trabalhos que possam ser replicados lá fora", afirma.

Participam também da comissão de estudos sobre a malha asfáltica da UEL, o diretor do CTU, Jorge Marão, e o chefe da Diretoria de Projetos, Obras e Manutenção, da PCU, Rafael Cezar Fujita.