Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

12/09/2017

Diretor da COU recebe título de cidadão honorário

Professor José Roberto Pinto (CCS)

O diretor da Clínica Odontológica Universitária (COU), professor José Roberto Pinto, recebe nesta sexta-feira (15) o título de Cidadão Honorário de Londrina, durante sessão solene, às 20 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores. O professor recebe a homenagem como reconhecimento ao trabalho realizado como dirigente na UEL, pois exerceu vários cargos, além do desempenho como cirurgião dentista nos últimos 35 anos em Londrina. A honraria foi proposta pelo vereador Péricles Deliberador.

José Roberto é carioca veio para Londrina com 16 anos, juntamente com o pai, o médico José Maria Pinto, falecido há quatro meses e a mãe, Dilza, hoje com 83 anos. Na UEL, José Roberto é reconhecido pela capacidade de articulação. Como diretor da COU, teve importante atuação para a construção do prédio da Clínica Odontológica Universitária no Campus, que deve ser entregue até o final deste ano. A obra tem 4,4 mil metros quadrados e receberá o Pronto Socorro, a Clínica de Graduação e o Centro de Especialidade Odontológica.

Como professor, José Roberto foi um dos responsáveis pela criação do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, que completou 10 anos de atividades em 2017. A residência é responsável por 190 cirurgias anuais, de alta complexidade e de grande porte, realizadas no Hospital Universitário (HU). Antes da especialização, eram apenas seis cirurgias desse porte por ano. Além disso são realizadas outras 4 mil cirurgias consideradas menos complexas por ano, no Centro Cirúrgico COU, no centro da cidade.

Carreira - José Roberto é professor associado do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil do Centro de Ciências da Saúde (CCS) desde 1982. Ele é Diretor da Clínica Odontológica Universitária (gestão 2014/2018), titular da Câmara de Pós-Graduação, suplente da Câmara de Extensão, titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Membro do Conselho de Administração da UEL.

Possui doutorado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Odontologia(Cirurgia e Traum. Buco-Maxilo Facial) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981). É casado com a também cirurgiã dentista, Leila Maria Cesário Pereira Pinto e tem três filhos, José Otávio, Luiza Maria e José Guilherme.

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)